segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Doca Peixe (Alcântara)

Um dos sítios favoritos da minha família para almoços comemorativos é o Doca Peixe. Sinceramente, não percebo o fascínio pelo restaurante. Sim, tem um espaço bonito e peixe fresquíssimo, mas os pratos não são assim tão bons, revelando muitas vezes problemas ao nível de tempero e alguns pormenores ao nível da confecção. Não quero com isto dizer que todos os pratos têm problemas...
As Amêijoas à Bulhão Pato são uma aposta segura e saborosa para entrada. Os bivalves de bom tamanho, com muito e bom molho, de forte sabor a limão e alho, como aprecio. É um prato obrigatório quando lá vamos e devoramos até não sobrar uma pinga de molho e um pedaço de pão em cima da mesa.


Na última visita, o prato principal por mim escolhido foi o Bife de Espadarte Grelhado. De sabores simples e honestos, com o espadarte um pouco mais cozinhado que o desejável mas notando-se a frescura do peixe. Acompanhamentos mais desinteressantes mas ainda assim adequados para o prato servido.


Um dos pratos mais regulares ao nível da qualidade são os Filetes, sejam estes de Peixe-Galo ou Garoupa, bem acompanhados por um arroz, podendo este variar entre arroz de amêijoas ou tomate. Neste campo, a minha preferência recai facilmente sobre os Filetes de Peixe-Galo, sendo eu um grande apreciador deste peixe. Ainda assim, os Filetes de Garoupa são igualmente bons.

Filetes de Peixe-Galo com Arroz de Amêijoas
Filetes de Garoupa com Arroz de Tomate
No campo das sobremesas, prefiro destacar duas. O Cheesecake de Frutos do Bosque com uma base achocolatada mas de boa consistência, bom creme mas sem ser fantástico e uma compota de frutos silvestres com bom balanço entre doçura e acidez a concretizar uma sobremesa de qualidade bastante aceitável. Algumas notas acima está o Pão de Ló de Ovar, com toda a textura correcta, pleno de sabor e com o seu recheio líquido, mas não em demasia, pecando apenas por parecer uma dose de tamanho inferior às restantes sobremesas.

Cheesecake de Frutos do Bosque
Pão de Ló de Ovar
Referi aqui aqueles que considero alguns pratos sólidos deste restaurante, para que possam tentar ter uma referência para quando estiverem a escolher o item na ementa, mas existem alguns outros menos bem conseguidos como as Lulas Grelhadas ou o Bacalhau à Brás.
Restaurante simpático, com bom serviço e boa localização, mas não deixo de o achar um pouco sobrestimado.

Doca Peixe
Alcântara, Portugal
Preço Médio: < 30 €

Sem comentários :

Enviar um comentário