quinta-feira, 28 de maio de 2015

B'Entrevinhos (Oeiras)

Faltava à Marina de Oeiras um restaurante assim. Um restaurante onde podemos ir com a garantia que seremos bem atendidos e onde a qualidade da comida supera expectativas. O B'Entrevinhos não vem só colmatar uma falha na restauração da Marina, como vem colocar toda uma nova perspectiva sobre os típicos restaurantes de petiscos. Sim, tem alguns clássicos como os Ovos com Farinheira, Croquetes de Alheira ou Salada de Povo, mas tem também petiscos com um nível de criatividade bastante apreciável.



Entrei já com expectativas altas, pois mesmo sem alguma vez ter visitado o restaurante já o tinha recomendado ao meu irmão, que de lá tinha regressado com óptima opinião e que podem consultar aqui. Antes de começar a divagar sobre a comida, uma palavra para o excelente serviço que acompanhou a refeição. A simpatia e atenção foi simplesmente exemplar.
Abrimos as hostilidades com uns pequenos e gulosos Croquetes de Cogumelos. Boa fritura, com um recheio cremoso e saboroso. Muito bons.



As Lulinhas Fritas estavam também elas irrepreensíveis na fritura, no sabor, no contraste de texturas... em tudo. Os exemplares servidos com um tamanho um pouco superior ao que normalmente vemos como Puntillitas. Acompanhava uma maionese de alho com tinta de lula também de óptimo sabor.



A Tosta de Cebola Caramelizada com Rosmaninho e Camembert estava muito bem equilibrada nos sabores, com um bom pão tostado que suportava toda a estrutura do queijo semi-derretido com a cebola caramelizada. Menos evidente o sabor do rosmaninho que se perdia entre dois sabores contrastantes tão fortes.



Apesar de vendidos à unidade, os Croquetes de Alheira têm um tamanho bastante generoso. Mais uma fritura perfeita, sem uma pinga de óleo excessivo, e que revela um interior cremoso e carnudo. Estavam assentes numa maionese de alho que contrabalançava bem com a riqueza do croquete.



Para ir acompanhando a refeição, pedimos duas meias doses de diferentes tipos de batatas. As Batatas do Hugo, com maionese de manjericão e cebola frita, estavam bastante bem fritas, com o exterior estaladiço, sendo depois cobertas com a maionese e a cebola frita. No B'Entrevinhos nota-se que não há só uma preocupação em que as coisas estejam bem confeccionadas. Querem que cada um dos nossos sentidos se sinta vivo.



A interpretação das Batatas Bravas é também "muy buena", usando as mesmas batatas fritas que no prato anterior, mudando apenas o molho tendo este um bom nível de picante, não sendo exagerado (para quem gosta de picante existem também as Batatas Bravíssimas).



E está na altura de pararmos e reflectirmos sobre o tipo de carne que comemos. Para todos aqueles que não gostam de cortes mais gordos digo-vos apenas uma coisa: Nunca experimentaram a Barriga com Mel e Especiarias do B'Entrevinhos! É ridiculamente bom e tinha sido capaz de comer sozinho três doses deste petisco. A carne é macia e está fantasticamente temperada. A pele está perfeitamente estaladiça, desfazendo-se com cada dentada. Foi-nos dito que agora só servem este prato no dia em que assam a barriga e ainda bem que assim é, pois caso contrário a qualidade não seria tão fantástica. O único pormenor que alteraria seria na redução do número de grãos de pimenta preta utilizados.



A Bochecha de Novilho com Compota de Cereja e Gengibre é apresentada de uma forma um pouco diferente da habitual, sendo servida desfiada por cima de uma torrada. Compota com uma forte componente de cereja, que dá uma boa acidez ao prato, mas não deu para sentir muito o gengibre. Todos os pratos pedidos jogam com diferentes texturas o que é um toque muito bom.



O último prato antes das sobremesas foi, para mim, o prato menos conseguido da refeição. O Brie com Pêra Escalfada, Cebola Frita e Redução de Vinho do Porto não me conseguiu satisfazer ao nível dos pratos anteriores. A combinação de brie com pêra não era má, mas não achei fascinante. Falta-lhe alguma acidez e um melhor equilíbrio dos ingredientes.



Chegada a hora da sobremesa, optámos por uma simpática Tarte de Lima, com base de oreo, onde apenas desejava que houvesse mais acidez no creme, e uma Tarte de Nutella que apesar de boa, excedia os meus níveis de doçura pessoal, sendo que nunca conseguiria comer uma fatia sozinho. Ainda assim, boas sobremesas, tanto ao nível da base como do creme, para acabar uma excelente refeição.


Tarte de Lima
Tarte de Nutella
Um restaurante que já estava na minha wishlist há tempo demais. Se soubesse que seria deste nível acho que teria demorado muito menos tempo a visitá-lo. Anseio pela minha próxima visita para que possa voltar a provar aquela barriga de porco...

Update: Já voltei ao B'Entrevinhos e não saí de lá tão maravilhado como na primeira visita. O serviço não foi tão bom, apesar de também não ter sido mau. Apenas menos prestável e informativo.
Repeti alguns petiscos, mas deu ainda para experimentar pratos que tinham ficado para trás na primeira visita. Os pratos repetidos pareceram-me um pouco abaixo da qualidade anteriormente demonstrada. Sabores menos apurados, especialmente na Barriga de Porco que tanto tinha adorado.


Tosta de Cebola Caramelizada com Rosmaninho e Camembert
Barriga de Porco com Mel e Especiarias
Lulinhas Fritas
Croquetes de Alheira
Batatas Bravas
Dos novos pratos, há que destacar o bom Montadito de Salmão Fumado com Queijo Creme e Sriracha, onde os sabores se equilibram e são elevados devido ao ligeiro picante do molho sriracha.



De destaque menos positivo, a Tosta de Bacalhau Fresco e Coentros, de sabores simples e algo neutros, sem qualquer notas mágicas a acontecer na boca. Um sabor que se mantém a cada dentada e que não passa daí.



Para mim, não funcionou o Crostini de Requeijão com Alecrim, Uvas e Mel. Excessivamente doce e a precisar de alguma acidez que cortasse o conjunto. A ideia é original, é boa mas precisa de mais trabalho para se tornar um bom prato.



Mesmo depois de uma visita uns furos abaixo da primeira, continuo a acreditar que o B'Entrevinhos é o restaurante que faltava na Marina de Oeiras. Merece uma visita sem dúvida alguma.

B'Entrevinhos
Oeiras, Portugal
Click to add a blog post for B'Entrevinhos on Zomato
Preço Médio: < 30 €

Sem comentários :

Enviar um comentário