segunda-feira, 3 de abril de 2017

Lambrettazzurra (Cascais)

Pizzarias há muitas! É um facto que desde há muito tempo que é fácil abrir uma pizzaria com qualidade razoável e conseguir sobreviver ao longo dos anos, um pouco à semelhança do boom de hamburguerias que houve nos últimos anos. Todas as freguesias têm a sua pizzaria, com mais ou menos qualidade, mas raras são aquelas que têm um feeling tão tradicionalmente italiano como esta Lambrettazzurra, com um pizzaiolo brasileiro, formado em Nápoles, a viver em Portugal há mais de 20 anos.
Este não é um daqueles restaurantes da moda, com um look moderno e atractivo. Aqui parece mais que estamos numa tasca italiana antiga com uma proximidade incómoda entre mesas, levando a algum desconforto quando havia pessoas a passar junto à nossa mesa. Não me importo partilhar mesa com outras pessoas mas incomoda-me levar toques nos cotovelos ou qualquer extremidade corporal que tenha fora do pequeno quadrado que representa a mesa onde nos sentaram.
Apesar de todo este incómodo, a comida aqui é realmente boa! Começámos por um dos maiores pecados de gula que existem, a Scamorza Al Forno. Não há muito a dizer sobre algo tão bom quanto queijo fumado, derretido no forno e temperado com alecrim, certo?



As pizzas aqui são de um tamanho grande, maior até do que esperava, e com uma boa massa, arejada e não tão fina como normalmente se encontra. A qualidade dos produtos torna as pizzas mais caras do que a média, mas a verdade é que também a sua qualidade é acima da média. Seja nos sabores mais simples da Pizza Prosciutto di San Daniele ou nos mais fortes e complexos da Pizza La Pulcinella.


Prosciutto di San Daniele (Prosciutto de San Daniele, Mozzarella, Rúcula, Parmesão)
La Pulcinella (Mozzarella, Taleggio, Pecorino, Porcini e Tomate Seco)
Não chegámos às sobremesas porque não esperávamos o tamanho das pizzas. Aliás, uma pizza pelos dois teria chegado perfeitamente e poderíamos ter provado as sobremesas caseiras, visto que trouxemos duas metades de pizza para casa. 
Saí do Lambrettazzurra com o sentimento de que estava muito perto da experiência que é comer uma pizza na região de Nápoles.

Lambrettazzurra
Cascais, Portugal
Lambrettazzurra Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 1 de Abril 2016

2 comentários :

  1. Até me está a dar um fernicoque para saltar imediatamente a caminho do nº 3 da Travessa do Conde da Luz para saborear uma dessas pizzas, não fora a suspeição, talvez sem qualquer nexo, que me afastam das pizzarias.
    Como nunca é tarde para emendar o passo... pode ser que ainda me converta.
    O texto está atrativo. Faz-me lembrar o canto das sereias que levou Ulisses a pedir que o amarrassem ao mastro dob barco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António,
      Muito, muito obrigado pela comparação! Qualquer vestígio de produção salivar provocada pela leitura de um texto meu é para mim um grande elogio (por muito estranho que isto possa soar)!
      Há cada vez mais pizzarias com qualidade, e mais próximas da realidade italiana, por todo o lado e nunca é tarde demais para tentar descobrir aquela que mais nos agrade ou que nos converte... A chaga e domínio das Pizza Huts e Telepizzas que popularam todas as freguesias há uns anos está para acabar e é sempre bom descobrir que cada vez mais surgem propostas interessantes que se interessam por todo o processo, desde a escolha da farinha, tempo de repouso da massa do pão, qualidade dos ingredientes, etc =)

      Eliminar