segunda-feira, 24 de abril de 2017

Tappas Caffé (Parque das Nações)

Todos temos uma opinião sobre quais são as melhores francesinhas da nossa cidade. E essas opiniões diferem bastante porque as opiniões são subjectivas e as preferências podem incidir sobre diferentes pontos da francesinha. Por exemplo, para mim, o ponto essencial da francesinha é o seu molho, depois o seu recheio e casaco, depois o pão e no fim as batatas fritas.
E se há várias casas em Lisboa que proclamam ter uma verdadeira e autêntica francesinha, o Tappas foi a primeira casa com dados provados na Invicta que se mudou para a Capital e decidiu mostrar a sua versão aos lisboetas, onde o principal ponto de diferenciação está no facto das francesinhas serem cozinhadas num forno de lenha. Fui pouco depois da abertura do espaço e o mediatismo à volta desta abertura traduziu-se numa espera superior a 1 hora, mesmo chegando antes das 20h!
Aqui nota-se a simpatia característica das gentes do Norte no serviço. O tratamento por tu, o à vontade com que abordam as mesas e o xiripiti que connosco partilham no final da refeição são mostras do que nos poderia esperar numa dos Tappas do Porto. Aliás, todo o ambiente reproduz bem o ambiente dos seus espaços no Norte, e isto dito por alguém que conhece esses mesmos locais.
Além da simpatia já referida, somos recebidos com um simpático prato de broa, presunto e pataniscas de bacalhau, enquanto decidimos (não que seja difícil a escolha) e esperamos pelas primeiras Leiteiras. Sim, aqui a cerveja é servida numa leiteira metálica, o que ajuda a que a cerveja se mantenha fresca mais tempo.


Mas a estrela é mesmo a Francesinha! Começando pela ordem contrária à relevância que lhes dou, as batatas fritas cumprem bem o seu papel, assim como o pão que consegue não se desfazer a meio da refeição. A abundância do queijo gratinado com que a francesa se veste é bastante apreciada e as carnes, não sendo fantásticas, são bastante aceitáveis. Mas o melhor deixei-o para o fim, o molho. Servido em duas partes, a base do molho é já de si bastante boa e equilibrada mas fica ainda melhor quando é pedida a componente picante!


Continua a não se comparar ao que experimentei no Bufete Fase ou no Pajú (aqui), mas para os padrões das francesinhas que existem em Lisboa é uma excelente opção.

Tappas Caffé
Rua das Gales, 79A - Galerias Plazza
Parque das Nações, Portugal
Tappas Caffé Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Foodspotting
Facebook
Site
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 5 de Fevereiro 2016

Sem comentários :

Enviar um comentário