sábado, 8 de abril de 2017

Zomato Gold

Ok, primeiro disclaimer do post: Este post não foi encomendado nem fui de forma alguma obrigado a fazer este post. O porquê de o fazer já vos explico mais à frente.
Segundo disclaimer: Vou ser o mais honesto e informativo possível. Quero que acabem de ler o artigo e consigam ter informação suficiente para criarem uma opinião vossa. Este artigo é um reflexo da minha opinião. Até agora tinha-me abstido de comentar este serviço mas achei que esta era a oportunidade ideal para isso.


Há cerca de 1 mês, a Zomato decidiu lançar um serviço pago exclusivo (notícia de lançamento aqui) que permite usufruir de algumas ofertas em restaurantes, nomeadamente na oferta de um 2º prato individual. Assim como um 2 por 1, mas virado só para itens individuais. Sim, individuais... e isto não só é meio ambíguo como é pouco abrangente, na minha opinião. Vamos então excluir da equação: 
- Combinados (gostam de ir a um restaurante de sushi e pedir um combinado para facilitar? Pois...), 
- Pratos para 2 ou mais pessoas, 
- Pratos ao Kg (Peixe fresco, marisco e cortes de carne nalguns restaurantes são normalmente vendidos ao kilo),
- Rodízios,
- Buffets,
- Menus de Degustação.
E é cobrado o item mais caro, mas isto é natural... Se comparar com outras ofertas que existem (seja na Time Out ou no The Fork), estas restrições muitas vezes também existem mas... não estou a pagar por esse serviço (excepto se comprar os packs da Time Out que saem no início de cada ano)! 
Esta foi a principal razão pela qual eu não quis subscrever o serviço quando este foi lançado. Escolho os sítios onde vou por conveniência geográfica, vontade, preço e/ou adequação à ocasião e correria um sério risco de pagar um serviço que pouco iria usar. Isto quando estimo que necessitaria de pelo menos 2 visitas, por cada 3 meses do plano (aos preços de "lançamento" em vigor agora), para fazer o "break even" de investimento feito. Dependendo, claro, dos restaurantes escolhidos mas estou a tomar em conta restaurantes numa gama de preços que eu visito mais frequentemente (pratos à volta dos 12€/13€). Não é mau mas... não é óptimo, visto que para compensar mesmo teria que restringir mais as minhas escolhas, ainda que a lista de restaurantes inclua mais de 300 parceiros (mas já falo disso mais à frente). Ou, começar a frequentar restaurantes numa gama mais alta, fazendo com que o volume do desconto fosse superior e compensando mais cedo.
Dependendo dos restaurantes escolhidos, teria obrigatoriamente que usar o serviço pelo menos 1 vez por mês para compensar! E não gosto que um serviço que estou a pagar me restrinja as opções sobre onde irei jantar... Mas para quem quiser aproveitar estas ofertas ao máximo poderia, no limite, fazer 2 refeições diárias em restaurantes diferentes durante 10 meses sempre com ofertas associadas!


Outra coisa, referente aos pratos, que não me parece muito esclarecedora é a terminologia "item individual", mas para esclarecer isto usei o chat da Assistência Zomato Gold (só disponível na aplicação e pela qual agradeço à Sara, que me tirou dúvidas a horas impróprias). Dizem que num item individual da refeição é oferecido outro de valor inferior. Ou seja, numa refeição para 2 pessoas com 1 entrada, 2 pratos principais e 1 sobremesa (4 itens que poderão ser considerados individuais) temos a hipótese de escolher qual o item que desejamos ser usado na oferta, excluindo o item mais caro. 
Isto aplica-se também a petiscos. Se pedirem 10 itens, apenas não pagarão 1 deles. Estas duas situações não estão, para mim, completamente claras nos Termos & Condições do serviço (que também só consegui ver na aplicação).
Para finalizar esta secção sobre itens individuais e sua oferta, esta é aplicada a 1 item por visita e não à totalidade dos itens pedidos, considerando uma refeição para 2 pessoas, como por exemplo nos vouchers Time Out (desculpem-me as comparações mas é natural que aconteçam em serviços concorrentes). Também não é acumulável com outras promoções, ofertas e menus especiais, bem como não pode ser utilizado nalguns dias específicos (Passagem de Ano, Ano Novo, Dia dos Namorados, Dia do Pai, Dia da Mãe, Páscoa, Véspera e Dia de Natal).


Consoante o plano escolhido (de 3, 6 ou 12 meses) temos direito a X visitas (2, 4 e 8, respectivamente) a cada restaurante parceiro. Para mim, isto não seria um grande impeditivo, porque tento não repetir restaurantes, por isso não foi um factor que tivesse em conta quando tomei a minha decisão.


Uma vantagem, e muito grande, é a quantidade e qualidade dos restaurantes parceiros. Estamos a falar de lugares como B'Entrevinhos, Beija-me Burro, BeSushi, Saiko (novo restaurante dos responsáveis pelo, recentemente encerrado, Tamagoshi), Terrazza Cascais, Solar dos Pintor, Vasku's Grill, InComum by Luis Santos e muitos, muitos outros! Podem consultar a lista completa através da aplicação. 


Agora que espero já ter esclarecido a maior parte das vossas dúvidas, tendo tentado ajudar-vos a ter uma opinião informada na óptica do comum utilizador, explico-vos o que me motivou a fazer este post. A Zomato deu-me a oportunidade de experimentar o serviço durante 3 meses, tornando-me uma espécie de "Embaixador Gold". Uma espécie de Test Drive. 
Agradeço à Zomato a oportunidade, mencionando mais uma vez que não escrevi este post a pedido deles, e quero partilhar convosco a oportunidade de terem também um desconto sobre os preços da subscrição! E não, não vou ganhar nada com o facto de usarem este código promocional. Esta é só mesmo para que vocês (ou quem conseguiu aguentar o longo artigo até aqui e perceber a motivação final) possam subscrever a um preço mais baixo, caso a vossa opinião quanto ao serviço seja positiva. Da minha parte, irei experimentar o serviço e no final dos 3 meses tentarei fazer um artigo a esmiuçar o que não gastei e se considero uma mais valia ou não. E, claro, se tiver gostado a renovação da subscrição será algo com uma forte probabilidade de acontecer.


Atenção: Este código promocional já não é válido! Devem usar o código DEVANE se quiserem 25% de desconto!
Imagens tiradas do site da Zomato.

4 comentários :

  1. A mi me interesa si podemos escoger el plato mas caro para no pagarle.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa,
      O prato mais caro será sempre pago, com a respectiva oferta a aplicar-se ao segundo item mais caro da conta (caso este seja um item individual - prato, entrada ou sobremesa, por exemplo).

      Eliminar
  2. Já foi feito o artigo a falar da experiência??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana,
      Podes encontrar neste link (http://devaneiosdeumfoodie.blogspot.pt/search/label/Zomato%20Gold) todos os artigos que fiz referentes à utilização do Zomato Gold ;)

      Eliminar