domingo, 21 de maio de 2017

Último Porto (Santos)

Há dias tive uma conversa onde me perguntavam qual o melhor local para comer bom peixe grelhado em Lisboa. E, por muitas voltas que tente dar, a minha conclusão para este tipo de pratos é sempre a mesma. Os melhores sítios para comer peixe grelhado são tascas! Esqueçam os restaurantes da Estrada do Guincho ou semelhantes. Para se comer bom peixe grelhado bastam apenas duas coisas: bom produto e boa mão na grelha.
Mas porque estou a excluir restaurantes que fujam da designação de tasca se podem ter estes dois aspectos? Porque sinto sempre que estou a pagar mais pelo peixe do que seria justo, principalmente quando comparo com sítios como o Vela Azul ou a Casa do Mar. Mas havia um sítio que me faltava experimentar, tido por muitos como o melhor para o efeito, o Último Porto!
Com o aproximar do Verão, os meus apetites para peixe grelhado aumentam e, como tal, nada melhor que um almoço num feriado para experimentar este restaurante, perdido entre contentores do Porto de Lisboa, mas alvo de verdadeiras peregrinações. Por saber quão cheio poderia estar o restaurante fiz a reserva no dia anterior mas, à chegada ao restaurante, houve um pequeno desentendimento com um funcionário que, de má vontade, não queria arranjar-nos a mesa para 7 pessoas que eu tinha marcado porque teria entendido que seriam 5. Felizmente, foi o único contacto não simpático que tive neste restaurante, pois todo o resto do serviço, que não voltou a envolver este senhor, foi fantástico e "castiço". Sou um fã deste tipo de castiço de tasca simpática, sempre com uma piada a jeito, mas que não descura a atenção que tem para com as suas mesas e que se enquadra perfeitamente no que este espaço é.
O tempo não estava fantástico mas bom peixe grelhado e meia dúzia de raios de sol pedem um jarro de branco fresco na mesa.


Começámos com umas simpáticas Chamuças, longe das melhores de Lisboa, mas competentes na sua fritura e no seu tempero.


O verdadeiro regalo começou com umas excelentes Amêijoas à Bulhão Pato. Grandes no tamanho e no seu sabor, com um molho que fez o cesto de pão rapidamente terminar! E não há melhor elogio do que fazer com que não sobre fatia de pão na mesa.


Tudo o que aqui se experimentou era excelente, tanto ao nível da qualidade da matéria prima como no seu ponto de confecção. Começa com a opção de escolhermos como o nosso peixe vai ser grelhado, inteiro ou escalado, e terminamos com o ponto de excelência com que o peixe chega à mesa com a pele estaladiça a revelar um fantástico e húmido interior.


As Ovas Grelhadas, outra das minhas perdições, também perfeitas. A única coisa que poderia ser melhor é a qualidade dos acompanhamentos. Tinha comido no dia anterior uns grelos excepcionais e estes ficaram aquém desses, tal como as batatas cozidas eram boas mas não fantásticas. Continuo a ser mais adepto de uma boa salada algarvia para acompanhar peixe grelhado.


O Bacalhau Grelhado, algo que facilmente se vê chegar à mesa seco e massudo, a apresentar-se fantástico, lascando facilmente e com o seu nível de sal a roçar o excessivo. A maior parte das doses aqui são bastante bem servidas e, para pessoas que comam menos, 2 doses poderão chegar para 3 pessoas, principalmente se optarem pelas obrigatórias amêijoas de entrada.


Não há muitos mais adjectivos que se possam utilizar para definir a forma como o peixe é aqui tratado e a Garoupa Grelhada não foi diferente. Excelente, impecável, irrepreensível!


Depois da qualidade (e quantidade) de tudo o que tinha sido experimentado, ainda vacilei um pouco perante a decisão de pedir ou não sobremesa mas acabei por ceder à tentação. Provei um bom Pudim Flan caseiro, não excessivamente doce.


E também um excelente Leite Creme, queimado com bastante qualidade na hora do pedido. Já por vezes apanhei restaurantes que queimavam em excesso, tornando todo o conjunto enjoativo mas aqui tinha apenas aquela crocante e fina camada por cima de um óptimo e saboroso creme.


Tirando o percalço inicial tudo correu de forma estrondosa! Saio do Último Porto percebendo que finalmente visitei um dos maiores redutos do bom peixe em Lisboa. E já não era sem tempo...

Último Porto
Santos, Portugal
Último Porto Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 25 de Abril 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário