terça-feira, 22 de agosto de 2017

Isaías (Sesimbra)

Sesimbra é sobejamente conhecida pelas suas praias, com a Praia da Ribeira do Cavalo a estar nas bocas do mundo durante semanas no ano de 2016, e a sua gastronomia marítima, com algum do melhor peixe fresco que podemos encontrar pelo país. 


Para ser honesto, o que nos levou a visitar esta zona foi exactamente a afamada, sobrepopulada e sobrevalorizada Praia da Ribeira do Cavalo, mas o que mais nos marcou foi o jantar que fizemos na pitoresca Tasca do Isaías. Uma casa pequena, de tratos simples, gente simples e grandes sabores!
Chegamos antes das 20 horas e pedimos mesa para 2 pessoas, mas teremos que esperar um pouco porque o restaurante já está cheio a essa hora e já existem pessoas cá fora à espera. Enquanto esperamos vamos vendo a ementa exposta e observando a laboriosa tarefa dos "homens da grelha", que com mestria vão controlando a grelha e preparando o peixe dos pedidos que a seguir começarão a ser cozinhados.


Quando a nossa mesa vaga, mas antes ainda de entrarmos no restaurante, já nos estão a perguntar o que vamos comer para tudo começar a ser preparado e diminuir tempos de espera! Partilhamos uma pequena mesa com mais 3 pessoas, com quem não interagimos muito, mas eles sentam-nos onde houver espaço. Porque a verdade é que ninguém vem aqui para conviver ou estar confortavelmente na conversa. Aqui vem-se pela óptima comida e a bons preços! Mal nos sentamos perguntam-nos também o que queremos beber, com um gesto típico por trás do balcão e sem grandes palavras! Como se tivéssemos na casa de amigos...
Iniciámos o repasto com umas gordas e saborosas Amêijoas, num bom molho semelhante ao Bulhão Pato mas onde foi adicionado também Cebola. Excelente matéria-prima, excelente confecção!


Fantástico também o Peixe Espada Preto, bastante bem grelhado com o seu interior bastante suculento e o seu exterior com o característico sabor de grelha.


As Sardinhas foram das melhores que comi nesse ano, com um nível de grelha a comprovar que os vários anos de experiência daqueles senhores fazem diferença no produto quando ele chega à mesa, com uns exemplares gordos e gulosos e aquele desenvergonhado toque extra de sal na pele que a deixa mais estaladiça e faz as nossas glândulas salivares trabalharem com mais afinco.


O único capítulo onde não fiquei fascinado foi nas sobremesas. Fraco Doce da Casa, excessivamente doce.


E uma Mousse de Manga com o creme separado e sem grande encanto.


Felizmente, os apontamentos finais menos felizes em nada influenciaram a minha opinião do local. Estava aqui para comer bom peixe a um preço justo e foi exactamente isso que aconteceu! Pode não ser o local mais confortável, nem o mais requintado, mas ainda bem! Porque aqui o que faz sentido é uma tasca em todos os sentidos da palavra, para também se diferenciar dos restaurantes mais turísticos na zona da praia, e eu adoro isso! Adoro autenticidade e é difícil encontrar um restaurante sesismbrense mais autêntico do que o Isaías.

Isaías
Sesimbra, Portugal
Tasca do Isaías Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 13 de Agosto 2016

Sem comentários :

Enviar um comentário