segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Butchers (Parque das Nações)

Torço sempre um pouco o nariz à ideia de repetir restaurantes, principalmente se for num curto espaço de tempo. Por isso é que este texto pode soar algo estranho, visto que visitei o Butchers em dois dias consecutivos! Isto já vos diz muito da ideia com que fiquei do restaurante, ou não?
Assim que entramos no restaurante temos o impacto de nos depararmos com o frigorífico onde a carne é maturada, visto que este processo é feito in-house e sem vergonha nenhuma de o mostrar, o que é de louvar! Não é que seja algo que se deva esconder mas a falta de informação de muitas pessoas até as poderia levar a olhar para as peças de carne maturada com alguma desconfiança devido à cor mais escura, mas isso faz parte do processo que vai aprimorar uns já bons cortes de carne.


Visto terem sido duas visitas, vou-vos falar do que experimentei como se de uma ementa se tratasse, começando pelas entradas, avançando para os pratos principais e terminando nas sobremesas.
Bastante bom o Carpaccio de Carne de Vaca com Rúcula e Parmesão, de corte fino e regular, onde apenas faltava um pouco mais de tempero na carne em si, pois apenas o queijo e a rúcula não chegaram para temperar todo o prato.


O prato de Presunto Castro Y González a cumprir na perfeição o seu propósito de abrir os apetites dos comensais. Bem cortado e bem curado, sem nada a apontar.


Também os Croquetes eram bastante bons, ainda que longe de serem os melhores já experimentados. Boa fritura mas com o recheio a precisar um pouco mais de sabor, mesmo quando ajudados pela mostarda.


O Butcher Steak (maturado a 35 dias, como quase todas as carnes presentes na carta), também conhecido como Hanger Steak ou Skirt, é um corte muitas vezes menosprezado, dizendo-se até que os antigos talhantes os guardavam para si, não os colocando à venda. Isto porque é um corte menos tenro que o normalmente apreciado pela maior parte da população mas a verdade é que não perde em nada quando a sabor nos referimos e comparamos com outros cortes mais famosos. Aqui, muito devido à sua maturação, nem a textura se revela um problema com a carne a apresentar-se macia e cozinhada no ponto pedido.


Excelente também o Entrecôte ainda que, devido à temperatura pedida, não seja possível a total caramelização da gordura que o corte apresenta. Mas o sabor está todo lá e mais uma prova dada que no Butchers a carne é tratada com o devido respeito.

O Cowboy Steak é um corte que, à semelhança do Butcher Steak, não estamos muito habituados a ver por Portugal, mas traduz-se facilmente para um Ribeye ainda com osso, servido numa dose gigantesca para dividir por 2 pessoas! Mais uma vez, o ponto da carne não falhou e apenas apreciaria ver o osso melhor limpo pois estava num dia algo preguiçoso e não me apeteceu a roer toda a deliciosa carne que ainda a ele estava agarrada. Mas recomendo que o façam! Um dos pontos que considero bastante favoráveis na forma do Butchers servir a sua carne é o facto de a tábua trazer sal para que possamos acabar de temperar a carne a nosso gosto. Existem muitos restaurantes que parecem ter medo de meter sal na carne e esta é uma óptima alternativa.


Um dos motivos que me levou a voltar a este restaurante dois dias consecutivos foram as Batata Doces Fritas servidas como acompanhamento. Ainda que não haja registo fotográfico, da minha parte, que as destaque com o devido valor, a verdade é que foram as melhores que já experimentei! Vale a pena a visita só por estas batatas!
E se tudo tinha corrido bem até agora, as sobremesas conseguiram manter o nível alto e até algo surpreendente, com uma Mousse de Abacate de textura perfeita onde a doçura é maioritariamente conferida pela redução de vinho branco e mel com aguardente de cana.


Excelente também as texturas contrastantes do Cheesecake de Lima, com um creme suave e uma bolacha que se esfarela em crocância (sim, esta palavra existe!). Bons também os sabores equilibrados, principalmente do creme.


Por último, uma óptima Mousse de Chocolate com Pimenta Rosa, uma combinação que, não sendo nova, não deixa de trazer sempre algo positivo a esta clássica sobremesa.


O serviço é competente ainda que melhor na 1ª visita do que na 2ª, também devido à localização mais escondida da mesa. Houve inclusive um pequeno esquecimento dos Croquetes, que também foi prontamente corrigido com profissionalismo e simpatia!
A relação preço qualidade é mais do que justa, estando nós perante uma das melhores steakhouses da cidade de Lisboa, sem dúvida alguma!

Butchers
Lisboa, Portugal
Butchers Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 30 €
Data das Visitas: 1 e 2 de Agosto 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário