quarta-feira, 7 de março de 2018

Ataska N'Areia (Cascais)

Há muito tempo que não entrava num restaurante e ficava surpreendido com a sua decoração. Escolho os locais onde vou maioritariamente com base na qualidade da comida do que no espaço, por isso foi uma boa surpresa este rústico restaurante que tem, inclusive, pequenos espaços, por baixo de um telheiro, com mesas para quatro que têm um pouco mais de privacidade.


Ementa apelativa mas num registo bastante normal e comparável com as centenas de casas de petisco que surgiram no boom das "petiscarias". Ou seja, o que a poderá distinguir será, principalmente, a execução dos petiscos. Pelas reviews que li, e pela forma como a casa encheu por volta das 13 horas, as expectativas eram relativamente altas...
Começamos com um couvert com bom pão, de exterior perfeitamente crocante, boas azeitonas e tremoços temperados, um paté de atum sem grande história, um prato de um bom Paio e um cremoso Queijo de vaca e ovelha.



O serviço foi bastante rápido, para além de bastante castiço, e os petiscos foram surgindo numa óptima cadência, com o Queijo Brie com Doce de Abóbora e Noz a chegar à mesa em primeiro lugar. Combinação boa, mas que ao fim de algumas tostas parece acabar por cansar o palato.


Excelente Bolinhas de Alheira, bastante bem fritas e um interior saboroso e guloso. Acompanha com um molho de mostarda e mel, mas o mel parecia completamente eclipsado se é que estava presente.


Os Peixinhos da Horta têm uma óptima polme e, ainda que fique mais grossa pois cada peixinho apresenta mais do que uma vagem, a verdade é que faz bastante diferença uma polme de qualidade. Exterior crocante, sem grande excesso de gordura e um interior macio perfazem um conjunto de eleição.


O Pica-Pau de Vaca foi o prato menos conseguido da refeição pois faltou alma e tempo ao molho. Precisava de apurar mais, bem como de evaporar melhor a bebida alcoólica usada (vinho do Porto?). Destaque positivo para a carne, aparentava ser lombo, que não oferecia grande resistência aos dentes.


Boas Batatas Doce fritas, nem muito finas, nem muito grossas, mas perfeitamente fritas e estaladiças!


Às Lulinhas a la Guilho faltava-lhes ali um toque picante mas de resto estavam muito boas, com o azeite com alho a ser merecedor do desporto olímpico de mergulho do pão!


As sobremesas mantiveram o nível, principalmente na Tarte de Limão Merengada, com um merengue fantástico. Faltava-lhe um pouco mais de acidez cítrica no creme, para balancear melhor a doçura do merengue mas ainda assim um óptimo exemplar.


Um pouco mais massudo, principalmente na base, a Tarte de Maçã conjuga sabores bastante clássicos com a maçã e a canela a cumprirem o seu desígnio.


O Leite Creme também não desiludiu. Queimado na hora e por quem sabe o que faz, revelava um interior bastante cremoso após ultrapassarmos a estaladiça e quebradiça barreira de açúcar. 


Um restaurante muito na onda do Páteo do Petisco (de que já falei aqui). Não tem grandes factores diferenciadores mas o que faz, fá-lo com bom nível e isso é o mais importante!

Ataska N'Areia
Cascais, Portugal
Ataska N' Areia Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 13 de Fevereiro 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário