De 4 a 12 de Abril irá realizar-se o
Street Food European Festival, integrado no
World Food Tourism Summit, que se realizará em paralelo entre os dias 8 e 11 de Abril. Os jardins do Casino Estoril vão ser o centro das atenções gastronómicas durante 1 semana e por todas as melhores razões!
A entrada no evento é gratuita, mas a compra de comida e bebida nos veículos é concretizada através de senhas próprias compradas em locais específicos, indicados para o efeito.
Para mostrar aos portugueses que a Street Food não serve só para nos alimentar em noites de exageros, este festival irá trazer inúmeras propostas originais e com conceitos bastante interessantes.
Do lado da street food internacional, sim porque também irão estar presentes bancas de outros países, tenho curiosidade em todos, mas o que eu gostava mesmo era que viesse o The Frenchie UK com o seu Duck Confit Brioche (review disso aqui)!
Podem consultar
aqui uma lista (praticamente) completa dos participantes confirmados, mas deixo-vos com alguns comentários quanto aos que maior curiosidade me suscitam.
Participantes Nacionais:
-
CaxoRRolote (
site) - Parece que têm combinações originais de hot dogs, incluindo um Hot Dog Francesinha. Sem dúvida algo a averiguar...
-
Charcutaria Lisboa (
site) - Charcutaria portuguesa e queijo... será sem dúvida uma das bancas mais pecaminosas deste festival.
-
Focaccia in Giro (
site) - A street food italiana parece estar na moda em Lisboa este ano, por isso é uma boa oportunidade de experimentar este conceito.
-
Maria Wurst (
site) - Mais uma banca de hot dogs, mas esta virada para a vertente alemã.
-
Piadina, Wine & Co - Na mesma onda da street food italiana, será interessante comparar as propostas entre as duas bancas desta área, ainda que o seu foco principal sejam produtos diferentes.
-
Walkamole - A comida mexicana também está na moda e aqui poderemos experimentar burritos com diferentes recheios.
-
Tasca Itinerante - Que interpretação será dada à comida portuguesa na street food? Curioso para perceber que tipo de petiscos servirão.
- A Boémia - Mesmo conceito da Tasca Itinerante, a mesma curiosidade da minha parte.
-
Conceito Food Store (
site) - Um restaurante com comida de autor, pela mão do chef Daniel Estriga, com uma roullote de street food? Se já tinha curiosidade em visitar o restaurante, mais curiosidade tenho em ver as propostas que farão parte do menu desta banca.
-
Cucina - Mais comida italiana, sendo que parece ter um menu mais diversificado, com pizzas à mistura.
Participantes Internacionais:
-
Bunsmobile (
site) (Alemanha) - Várias combinações possíveis no pão, desde o típico hambúrguer até à barriga de porco.
-
Food Nomads (
site) (Espanha) - Parecem ter duas vertentes, uma de crepes e outra de "Bread & Meat", mas não percebo se realizam ambas na sua food truck ou se apenas uma dessas componentes se apresentará no Estoril. Pessoalmente, as propostas que existem no
Bread & Meat parecem ser mais interessantes.
-
B-Gourmet (
site) (França) - Hambúrgueres e bagels franceses com combinações baseadas em produtos locais, ou seja, da zona de Nantes.
-
Black Spoon (
site) (França) - Food truck com pratos inspirados nalgumas ex-colónias francesas, nomeadamente Senegal e Mali.
-
DogTown (
site) (Inglaterra) - Mais "Meat in Tube Form" mas desta vez vinda de terras de Sua Majestade. Muitas propostas interessantes, ainda que não pareçam particularmente inovadoras.
- Fish & (Inglaterra) - O prato mais famoso de Inglaterra chega a Portugal!
-
Fresh Rootz (
site) (Inglaterra) - Porque a street food não é só hambúrgueres e cachorros, uma banca só com comida vegetariana.
-
Crabbie Shack (Inglaterra) - Hambúrgueres com Soft Shell Crab! Não preciso dizer mais nada não é?
-
Fu-Schnikens (Inglaterra) - Um menu variado mas onde o prato forte parece ser uns pães chineses com diferentes recheios.
-
Mozao (
site) (Itália) - Mais street food italiana, mais pães recheados, desta vez
tigelle! Ainda assim, o interesse é grande.
-
Ciacha (
site) (Polónia) - Não consigo perceber bem qual o conceito mas parece ser à volta de um tubo de pão recheado.
Passei por lá dia 4, mas como por volta das 13 horas ainda haviam muitas roulottes que não tinham a cozinha aberta, outras estavam fechadas e outras estavam ainda a "treinar", acabámos por desitir e ir comer a outro lado (em algumas roulottes chegámos a ouvir a serem dadas instruções de last minute de como confeccionar os alimentos, como se as pessoas fossem contratadas no momento o que me pareceu pouco profissional). A situação de se usar moedas de plastico para pagar e não darem trocos também me pareceu péssima...Fiquei um pouco desiludida mas vou passar por lá durante a semana. Mas obrigada pela divulgação!
ResponderEliminarCaro Anónimo,
EliminarObrigado pela partilha da sua experiência. Também lá estive no dia 4 e a verdade é que há muito por melhorar no evento! Logo à tarde lançarei um novo post sobre a minha experiência no dia 4.