quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Gutsy (Carcavelos)

Antes de começar a descrever a refeição que tive no Gutsy, deixem-me começar por dizer que nada tenho contra hamburguerias. Sim, já começo a ficar um pouco farto do conceito, mas continuo a gostar de comer um bom hambúrguer. A ida ao Gutsy surge de alguma curiosidade mórbida da minha parte que, depois de uma crítica negativa ter gerado alguma polémica, aumentou a minha curiosidade quanto ao restaurante. Será assim tão mau como foi dito? Nada como tirar isso a pratos limpos...
Entramos no Gutsy e deparamos-nos com a decoração que tanto se vê por aí, com muitos componentes em madeira. Único problema encontrado foram os bancos da mesa, que criam uma ausência de possibilidade para pendurar casacos ou malas. Assim, preferimos colocar os nossos pertences em bancos não ocupados.
A ementa não traz muito de novo, sendo uma parte dominada por combinações que podemos encontrar na maior parte das hamburguerias, mas hoje em dia já é difícil surpreender neste conceito. Pode ser que alguém se lembre de fazer um restaurante de hambúrgueres influenciados por diferentes países. (Se alguém o fizer, não se esqueçam de me dar mérito pela ideia e convidar-me para a inauguração!)
Para "Entradas" nesse dia, havia apenas linguiça com mel, mas vamos pela ordem em que os pratos chegaram à mesa...
O Corajoso, com tomate seco e queijo da ilha picante, não conseguiu fazer jus ao seu nome. Nada mau o pão, que suportou bastante bem a tarefa de comer um hambúrguer como manda a regra (à mão), pecando apenas por não se apresentar torrado. Fracos eram os ingredientes que compunham o conjunto. Quase nenhuma intensidade sentida por ingredientes que são tão distintos e com sabores tão fortes, justificada também pela pouca quantidade apresentada dos mesmos. Esta escassez de ingredientes criava ainda um desequilíbrio no rácio pão/carne e toppings.


Quase do mesmo mal sofria o Aventureiro que, apesar de apresentar uma quantidade de mozzarella já quase aceitável, poupou na dose de pesto de coentros. Um hambúrguer com pouca vida e a merecer mais audácia, ou algo que proporcione uma maior aventura a quem o coma.


Já dentro de um nível aceitável estava o Atrevido. Bom sabor dado pelos grelos salteados mas, face à pouca quantidade de alheira presente, a tornar-se o sabor dominante no hambúrguer. Ainda pensámos que a alheira viesse misturada com a carne do hambúrguer, mas foi uma tarefa quase microscópica tentar perceber onde se encontrava. Infelizmente, mais uma vez o rácio de ingredientes a falhar.


O que também falhou em 2 dos 3 hambúrgueres (nomeadamente Corajoso e Aventureiro) foi a temperatura da carne. Todos foram pedidos mal passados (claro!), mas apenas o Atrevido chegou à mesa como pedido. Os restantes estavam médio-bem. Também a falta de sal não ajudou a que ficasse com uma boa impressão dos hambúrgueres experimentados. Safavam-se as batatas fritas.
Chegou então a Entrada, que tinha sido esquecida pela empregada. Uma linguiça de boa qualidade mas que vinha completamente arruinada pelo molho doce e enjoativo que a envolvia. Uma coisa é balancear os sabores fortes da linguiça com um agente adocicado, outra é afogar uma linguiça e torná-la enjoativa. Ainda bem que esta entrada veio depois dos hambúrgueres, pois não teria sido um bom início de refeição.


No Gutsy, as sobremesas são servidas em copos de shot (que são também os copos de café). Experimentaram-se duas boas mousses: de Lima e de Chocolate com After Eight. Cremosas e saborosas, pecam pela ínfima quantidade em que são servidas. Mesmo com um preço mais reduzido, se fizéssemos a proporção para doses de tamanho normal, ficaríamos a perder na relação preço/quantidade. Podiam, pelo menos, encher o copo até cima...



Não foi uma boa experiência, desde a comida ao serviço lento e despreocupado. Muito tempo se passa atrás do balcão, sem olhar para a sala, nestes restaurantes que pretendem ter um serviço informal. Por simpático que o serviço tenha sido, não ajuda a equilibrar as falhas que teve.
A minha curiosidade mórbida acabou por dar um tiro no pé e confirmar a opinião que tanta polémica causou. Tão depressa não cedo a estes impulsos...

Gutsy
Carcavelos, Portugal
Preço Médio: < 10 €

3 comentários :

  1. Estou a visitar agora os grupos de bloggers que existem no facebook, nos quais também publico as novidades do meu. E em breve, ainda este mês, irá surgir um projecto que tem vindo a crescer ao longo desdes últimos meses - a renovação de blogs - dará lugar a um nome finalmente. E estou neste momento a fazer alguma divulgação sempre que posso. Por isso, convido-te a passares por lá. É um blog diversificado. Beleza, compras a baixo preço, muitos textos de opinião, etc.

    Passa lá por, torna-te seguidora e receberás sempre novidades diariamente. Claro que irei seguir-te de volta!
    Beijinhos
    Joana Farias | Written by Joana

    - facebook: http://www.facebook.com/writtenbyjoana - e o próprio blog - http://writtenbyjoana.blogspot.pt -
    __________________________

    ResponderEliminar
  2. Ou a tua crítica resultou ou eu tive muita sorte.

    Visitei pela primeira vez o espaço no passado domingo e não consigo reconhecer o local face ao atrás descrito.

    À excepção da questão de mobiliário e decoração, que honestamente não me afecta assim tanto, tudo o resto foi diferente do que descreves e publicas (por exemplo as fotos nada têm de semelhante com que vi) .

    Talvez a crítica tenha funcionado.

    Mas por curiosidade...antes de publicar no blog partilhaste a tua opinião com o gerente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Acredito que eles tenham melhorado a qualidade. Tenho continuado a ler algumas opiniões sobre o espaço e conheço quem já lá tenha ido e tenha gostado. Posso ter apanhado uma fase menos boa, como todos os restaurantes as podem ter, mas a verdade é que na altura não me convenceu.
      Talvez as críticas negativas que surgiram naquela altura tenham funcionado, talvez tenham sido dias maus, mas fico feliz que as pessoas que lá vão se sintam satisfeitas =)
      Não, não partilhei a minha opinião com o gerente. A minha vontade era ir para casa e também não vi ninguém que representasse esse papel. Pode ser que num futuro dê uma 2ª oportunidade.
      Obrigado por teres comentado,
      Luis Santos

      Eliminar