Antes de ir de férias para o Algarve li, num dos muitos blogues que sigo, que tinha aberto um novo, e bom, restaurante de sushi na Praia Verde, perto dos Pezinhos na Areia. A crítica era de tal maneira boa que a minha curiosidade passou de 0 a 100 em menos de 4 segundos! E a oportunidade surgiu, planeando uma tarde naquela praia para depois subir e comer bom sushi. Parecia-me um plano fantástico para um dia de Verão.
Chegámos ao restaurante perto das 19h30 e lá estava a nossa mesa à espera. Enquanto esperávamos que o resto dos comensais chegassem decidimos pedir algumas bebidas e algumas das entradas do menu de sushi para irmos picando até que a mesa estivesse completa. A rapariga que nos estava a atender, de forma um pouco seca e até antipática, disse-nos que não havia nenhuma das entradas nem havia hot rolls. Não é um bom começo, e ao fim de algumas tentativas esquisitas de comunicação lá nos indicou que as únicas coisas disponíveis para o efeito que desejávamos estavam no menu de "snack-bar". Enquanto pedíamos as bebidas lá nos trocaram o empregado e a qualidade do serviço subiu um pouco, principalmente ao nível de atitude.
Pedimos uma boa Muxama de Atum, bem curada e de bom sabor, e uma Salada de Ovas que foi servida à temperatura ambiente, ou seja morna, retirando-lhe o factor refrescante que pretendíamos quando a pedimos.
Até no serviço do Gin houve alguma confusão. Ao início tinha sido pedido um Bulldog e um Gin Mare, mas não havia o Gin Mare. Ok, então passa a dois Bulldogs... Só há uma dose? Então, mas afinal, o que é que há? E lá o jovem que nos atendeu sugeriu um Gin Nordés, que é realmente muito bom, servido com uma folha de louro e uva. Mas um padrão começava a aparecer, notando-se que muitos dos itens que estão escritos no menu, pura e simplesmente aparentam não existir.
Como éramos 10 pessoas, foram pedidos dois combinados Sky (70 peças), sendo-nos imediatamente avisado que tantas peças iriam demorar algum tempo. Alguns minutos depois chegou uma Oferta do Chef, que consistia em tiras de salmão panado e encimadas por um excesso de maionese de alho que acabou por se sobrepor ao salmão, que até estava razoavelmente bom e com boa consistência na fritura.
Felizmente, uma qualquer luz deve ter iluminado as cabeças responsáveis pela confecção do sushi, que decidiram dividir os combinados em pratos diferentes que foram enviando para a mesa. E assim chegaram dois pratos de Nigiri. E aqui, mais um erro de inexperiência, porque os pratos não eram idênticos, o que causa alguns problemas numa mesa de 10 pessoas, quando cada prato é colocado em lados opostos, não sendo de fácil acesso a todas as pessoas. De um lado, apenas peixe branco, com toppings diferentes, e do outro lado os Nigiris apresentado salmão e atum e os mesmos toppings, não deixando de dar uma sensação de pouca variedade numa terra tão rica em bom peixe.
Enquanto lentamente acabávamos estes pratos, para tentar que durassem até à chegada do próximo, chegou um prato de Sashimi, apresentando 4 variedades de peixe. Salmão bom e fresco, com a variante do Tataki de Salmão sobre cama de alho francês a funcionar bastante bem, uma flor de peixe branco que mantinha a consistência da qualidade do peixe em relação aos Nigiris já apresentados, algumas fatias de atum, que eram complementadas com uma mistura em pó um pouco picante (Togarashi) e que tornava o atum mais interessante, e aquilo que me pareceu Sashimi de Robalo, com boa frescura mas com a cama de alho francês a não funcionar tão bem.
E, já ao fim de mais de uma hora desde o pedido inicial, finalmente chegaram as últimas peças dos combinados com alguma variedade de Uramakis e um Hosomaki de Salmão com Queijo. Qualidade satisfatória no arroz mas nada de realmente memorável e pouca consistência na técnica de enrolar. Ainda assim, gostei de todas as combinações apresentadas com especial destaque para o uso de alguns ingredientes como uvas ou amêndoas.
Bem feitas as contas, claro que no final de tanto tempo e com um rácio tão baixo de peças/pessoas, ainda tinha alguma fome e acabei por pedir mais alguma coisa. Decidi-me pelo Nigiri de Toro (Barriga de Atúm) e por um Futomaki Crunchy (Soft Shell Crab, Salmão, Cream Cheese e Cebola Crocante). Se há barriga de atum fresca, e a qualidade do atum no Algarve é fantástica, em pelo menos 20% dos restaurantes daquela zona do Algarve, então este deveria ser um item de aposta segura e um dos pontos fortes da casa não? Claro que não havia Toro e tentei substituir por Unagi (Enguia), mas também este era mais um item inexistente da ementa.
Acabei por pedir um Gunkan Special Tuna (Atum, Alho Francês e Kimuchi/Kimchi). 30 minutos depois lá chegaram as 12 peças pedidas! 30 minutos... Já eu me tinha arrependido, só não sabia se de não ter pedido logo mais sushi (porque ainda tinha alguma fome) ou por sequer ter pedido aquelas peças. Eram boas, mas não valem nem o preço nem o tempo de espera!
Muitas falhas neste bar de praia. E digo bar de praia porque é aquilo que realmente é. Música alta com um ambiente de um bar que ambiciona muito mas não consegue concretizar com a qualidade necessária. O serviço é muito inexperiente, lento e desorganizado sendo que chegámos a estar a comer sushi em pratos de plástico até termos que relembrar os empregados desse facto, tendo depois que relembrar também a falta de guardanapos. A inexperiência e falta de atenção também se nota na elaboração da ementa, com uma ementa que parece apelativa mas onde depois só existe metade e que apresenta erros ortográficos. Sei que não está tudo na nossa língua materna mas basta uma rápida procura por dicionários ou Internet para saber que não se escreve Kimushee (Kimuchi ou Kimchi), Green Pees (Green Peas/Ervilhas), Sho Toro (Chutoro) ou até Carangueijo (acho que esta não preciso corrigir...)!
Um exemplo claro de um estabelecimento que quis ser mais do que tinha capacidade, que idealizou um conceito mas que não o soube concretizar e acaba por cair num nível de mediocridade, não aproveitando a fantástica localização nem os produtos locais.
Acabei por pedir um Gunkan Special Tuna (Atum, Alho Francês e Kimuchi/Kimchi). 30 minutos depois lá chegaram as 12 peças pedidas! 30 minutos... Já eu me tinha arrependido, só não sabia se de não ter pedido logo mais sushi (porque ainda tinha alguma fome) ou por sequer ter pedido aquelas peças. Eram boas, mas não valem nem o preço nem o tempo de espera!
Muitas falhas neste bar de praia. E digo bar de praia porque é aquilo que realmente é. Música alta com um ambiente de um bar que ambiciona muito mas não consegue concretizar com a qualidade necessária. O serviço é muito inexperiente, lento e desorganizado sendo que chegámos a estar a comer sushi em pratos de plástico até termos que relembrar os empregados desse facto, tendo depois que relembrar também a falta de guardanapos. A inexperiência e falta de atenção também se nota na elaboração da ementa, com uma ementa que parece apelativa mas onde depois só existe metade e que apresenta erros ortográficos. Sei que não está tudo na nossa língua materna mas basta uma rápida procura por dicionários ou Internet para saber que não se escreve Kimushee (Kimuchi ou Kimchi), Green Pees (Green Peas/Ervilhas), Sho Toro (Chutoro) ou até Carangueijo (acho que esta não preciso corrigir...)!
Um exemplo claro de um estabelecimento que quis ser mais do que tinha capacidade, que idealizou um conceito mas que não o soube concretizar e acaba por cair num nível de mediocridade, não aproveitando a fantástica localização nem os produtos locais.
Restaurante Well
Castro Marim, Portugal
Preço Médio: < 40 € (Caso se opte pela ementa de sushi)
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