Para fazer um resumo e um fecho de opinião referentes aos 3 meses de subscrição Zomato Gold, decidi escrever um artigo a esmiuçar tudo o que beneficiei.
A forma como o sistema funciona é fácil para o utilizador final. Basta chamar o empregado no início da refeição, dizer que vamos usar a visita Zomato Gold, usar e mostrar-lhe o ecrã. O problema, para mim, está na interacção entre serviço e restaurante, sendo a oferta totalmente dependente da interacção humana. Já para não falar do tempo a mais que ocupamos a um empregado num restaurante que está cheio e com muitas mesas a requerer a sua atenção.
Por exemplo, no Amaterasu, a sopa que foi oferecida não foi uma Shimeji Shiro, mas sim uma Miso Shiro, algo em que só reparei já alguns dias depois da refeição. Este tipo de enganos, completamente involuntários e irrelevante, neste caso, pela diferença de valor, poderiam ser evitados num sistema integrado entre a plataforma Zomato Gold e o sistema de facturação do restaurante. Ok, sei que isto é demasiado difícil devido ao número enorme de sistemas de facturação diferentes que existem mas talvez fosse interessante o desenvolvimento de um sistema de facturação para restaurantes Zomato e que este integrasse directamente com o serviço. Assim, para o restaurante, bastaria que a pessoa dissesse que ia utilizar a visita, identificando-se com o seu user Zomato, e o empregado apenas teria que associar a visita a uma mesa, sendo os descontos já feitos automaticamente. Ganhava-se tempo, pois são menos tarefas que os empregados têm que executar, e reduzia-se a probabilidade de erro!
Esta questão do tempo foi o único constrangimento que encontrei quando usei o serviço no Cantinho de Telheiras!
O serviço é muito recente e só assim consigo desculpar algumas confusões que possam acontecer. Na minha primeira visita ao Saikō voltou a acontecer alguma confusão quanto ao que deveria ser oferecido. Neste caso, e já de sobreaviso depois da visita ao Amaterasu, verifiquei quando chegou a conta e o restaurante, não conseguindo substituir o item que já estaria descontado, acrescentou outro para tentar chegar ao valor que deveria realmente ser oferecido. Como não conseguia fazer conta certa, acabei por ficar a ganhar nesta situação, com o valor oferecido pelo restaurante a ser superior ao que seria suposto com a subscrição. Já a segunda visita correu sem qualquer problema e com o serviço melhor informado, e até correctamente explicativo, quanto à oferta.
A primeira vez em que acho que não houve qualquer confusão, embaraço ou perda de tempo foi na Petiscaria da Terra (na 4ª vez que usei o Zomato Gold) onde usei a visita ao início e quando fui pagar foi-me "confirmado" o item que seria oferecido e o seu valor. Foi quase tão fácil como "Posso usar?", "Sim, claro! Será oferecido o 2º prato mais caro.", "Queria pagar, se faz favor.", "Ora, foi-lhe oferecido então os Cogumelos Portobello, que têm o valor de 6€ e portanto dá um total de X€". Se todas as interacções fossem assim tão fáceis o serviço faria muito mais sentido mas, como já referi, a adaptação a este novo serviço, que necessita de mais interacção do que um TheFork por exemplo, é gradual e é natural que ainda não haja hábitos e rotinas.
Já no La Vecchia Roma III (casa irmã da La Vecchia Roma de Oeiras), houve bastante confusão no diálogo inicial sobre o serviço. Ao anunciar que iria usar a visita, a pessoa tentou explicar-me, de forma errada, o serviço. Ao que eu ia contrapondo com aquilo que é o serviço e que é independente do número de pessoas que está sentada à mesa. Sendo-me respondido que não poderiam fazer a oferta para a mesa toda mas apenas para 2 pessoas e que eu deveria indicar que prato queria que fosse oferecido. Ao que eu disse que era independente do número de pessoas na mesa e seria sempre o 2º item mais caro cobrado, independentemente de quem o consumisse. Ao que me responderam qualquer coisa errada que já não me recordo e, fartando-me um pouco da conversa, disse que indicaria qual o prato a ser oferecido e ficámos por aí. No final, a conta veio sem a oferta, pois em nenhum momento eles questionaram sobre que prato seria oferecido (tendo-me dado esperanças vãs que tivessem ido ler as condições do Zomato Gold e já tivessem percebido como funciona) mas foi corrigido quando reportado.
Resumo das ofertas nos 3 meses de subscrição:
- Amaterasu - Sopa Miso Shiro
- Cantinho de Telheiras - Bifanas à Vendas Novas
- Saiko - 1ª visita: Gunkan (não me recordo especificamente qual) / 2ª visita: Picadinho Moriawase
- Petiscaria da Terra - Cogumelos Portobello
- La Vecchia Roma III - Lasanha
Contas feitas no final, as ofertas conseguidas conseguiram ultrapassar o valor de subscrição inicial do serviço (que à data que iniciei a subscrição era de 29€). À data de hoje os valores dos planos mantêm-se (29€, 49€ e 79€ para os planos de 3, 6 e 12 meses, respectivamente), o que mostra que mesmo sem grande esforço (pois nunca seleccionei o restaurante com base no Zomato Gold) é possível fazer com que a subscrição compense! Aliás, se decidirem escolher os locais com base na subscrição rapidamente conseguirão atingir o valor pago e ultrapassá-lo! Se eu a vou renovar? Honestamente, não sei! Mas, se o fizer será por 12 meses só pela questão matemática de que o valor por mês será mais baixo.
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