quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Taberna 2 à Esquina (Alcácer do Sal)

Mais uma viagem A2 fora, mais uma paragem a meio caminho para se ir descobrindo restaurantes que, não fosse estas ocasiões, ficariam eternamente na minha longa lista. Ainda que vá fazendo estas viagens, parece que as hipóteses são sempre tantas e a dificuldade é escolher.
Claro que existem alguns casos que acabam por ser recorrentes, já falei d'O Cruzamento (aqui), mas a vontade de experimentar locais novos é grande e irresistível. Excepto se quiser mostrar a grandiosidade do já supramencionado, mas isso são outras histórias.
Fiquei na esplanada mas um breve olhar para o interior do restaurante chegou para reparar em toques do antigamente, que conferiam à casa alguma autenticidade, algo que se reflectiou no primeiro olhar lançado sobre a ementa. Duas pequenas molduras, maioritariamente com pratos para dividir, mas uma com pratos portugueses e outra mais tipicamente alentejana. Nada fácil a escolha do que comer, com muita coisa apelativa e apenas 1 estômago. 
Enquanto tomava a difícil decisão, na qual fui bastante bem ajudado pelo fantástico serviço prestado, trouxeram-me um óptimo queijo amanteigado, que devorei sozinho acompanhado de bom pão e boas azeitonas.


As hostilidades seguiram com uma Sopinha de Tomate maravilhosa, com todos os intensos sabores a que estamos habituados. Tomate, cebola, pimentos, pão, chouriço e lardo, num caldo aromático com hortelã, oregãos e talvez algo mais. Mas havia um bónus, que deu um excelente toque à sopa, ajudando a cortar toda a sua riqueza... figos! Único ponto a melhorar, o ponto do ovo escalfado que é servido, que se apresentou com a gema totalmente cozida.


Depois da sopa quente, talvez não a minha escolha mais inteligente do dia mas tenho saudades do Hortelã da Ribeira (que me disseram ter fechado) e onde comia sempre a Sopa de Tomate, chegou um Coelho à São Cristóvão, um prato de coelho desfiado assado, temperado com azeite, alho, vinagre e coentros e servido tépido. Os temperos fortes não se sobrepuseram ao sabor do coelho, mas deram-lhe alento e vida. Já tinha experimentado este prato aquando a visita do Luar de Janeiro ao Porto, num evento Mesas Bohemias de que (talvez) falarei no futuro, e mais uma vez não desiludiu. Excelente prato para tempos mais quentes.


Único ponto da refeição que não me satisfez por aí além foi a sobremesa, a anos luz da qualidade dos outros pratos. Uma Tarte de Requeijão e Doce de Abóbora, com pouca intensidade tanto no seu recheio como no seu topping, e um fundo completamente queimado.


Ainda que com uma sobremesa aquém do expectável, pela qualidade apresentada até então, saio do Taberna 2 à Esquina com uma impressão muito positiva. As doses são realmente de partilha, pois só o facto de ser um alarve permitiu que ingerisse tudo isto sozinho, e os sabores típicos estão lá, fazendo desta casa uma nova referência para quem gosta destes pequenos desvios gastronómicos.

Taberna 2 à Esquina
Alcácer do Sal, Portugal
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 10 de Agosto 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário