Tavira é um dos meus destinos de férias preferidos, mesmo com o número de pessoas que escolhem este destino a aumentar anualmente. Boas praias, uma vila bonita mas, principalmente, muito boa comida. Há muitas opções de qualidade em Tavira, mas há um sítio que me deixa a "sofrer por antecipação" (no bom sentido) cada vez que sei que venho de férias para esta zona.
O Zé Maria & Lita é uma tasca escondida (se clicarem na morada, no fim do post, ficam com a imagem do sítio no Google Maps), perto do centro de Tavira, com a principal característica de ter O Melhor Peixe Grelhado Que Já Comi! E não digo que isto aconteceu uma vez por mero acaso. É um facto que se repete a cada visita que faço a este estabelecimento. Vejamos, este post está a ser escrito em Agosto (no momento em que o escrevo ainda não sei quando o irei publicar), mas já tive a felicidade de lá ir duas vezes e em ambas saí de lá maravilhado. E qual é a diferença entre este restaurante e tantos outros que podemos encontrar por Tavira fora? O Zé Maria! O "homem da grelha"! A mão experiente que faz com que cada peixe chegue à mesa num ponto de perfeição que não é alcançável para todos.
Na primeira visita, e como ainda não tinha comido muitas sardinhas este ano, fui para umas excelentes Sardinhas Assadas. Bem gordas e bastante saborosas, bem grelhadas e a puxar para o sal, o que para mim é perfeito porque gosto daquele toque mais salgado e saboroso que o sal acaba por dar à pele estaladiça da sardinha. Simplesmente fantástico.
Para acompanhar as opções não são muitas, mas eu gosto de me ficar pela Salada Algarvia típica com tomate, cebola, pepino e oregãos, estes normalmente numa quantidade excessiva. Refrescante e bem avinagrada, como eu gosto.
Na segunda visita, o acompanhamento repete-se com a salada algarvia mas decidi variar de peixe e fui para os Salmonetes Grelhados. Bastante frescos, com uma boa firmeza na carne e, mais uma vez, perfeitamente grelhados.
Provei ainda os Chocos Grelhados na Brasa, e cheguei até a arrepender-me de ter pedido os salmonetes de tão bom que estavam. Macios, saborosos e com alho cortado por cima a dar-lhe um toque especial.
Aqui o difícil é escolher, mas não se acanhe. Entre, olhe para a montra de peixe e, se ainda assim não se tiver decidido, pergunte ao Senhor Zé Maria o que recomenda. Este é o meu restaurante de eleição na zona de Tavira, provando que por vezes os produtos mais simples são os melhores, desde que sejam bem tratados. Portugal é especialista nisso e o Zé Maria é um dos seus melhores tesouros escondidos.
Zé Maria & Lita
Sem comentários :
Enviar um comentário