segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Templo Hindu (Telheiras)

Nunca sei bem o que chamar a este restaurante. Sempre me referi a ele como Templo Hindu, pois acho ter sido esta a denominação que li algures quando se referiam a este local. Na verdade é a Cantina do Templo Radha Krishna, o templo da comunidade hindu em Portugal, e não precisamos de complicar com nomes. Nem com nomes nem com nada, pois este é um dos lugares mais simples que já experimentei e também um dos melhores!
A única coisa que não foi simples foi o chegar à cantina em si, mas perguntei a alguém que encontrei e essa pessoa simplesmente levou-me lá. Desviou-se do seu caminho e com a simplicidade do trato e cheio de simpatia, levou-me à porta que se encontra no Piso -2 do Templo. E aí entrei para ser recebido com mais sorrisos e palavras simpáticas. É assim tão simples impressionar-me à primeira visita...
Para descomplicar, aqui a comida é servida em regime buffet, com os pratos a variar todos os dias, mas mantendo sempre uma estrutura de dhal, shaak, kathor, rotli, arroz, salgados, salada, papad e um doce. Para beber, água da torneira ou um excelente lassi. Ok, também os nomes destas coisas são complicados e à primeira vista não querem dizer nada, por isso tive de fazer um pouco de trabalho de investigação. Se disser alguma barbaridade nas próximas linhas, peço já desculpa! A comida aqui servida é do mais tradicional que se pode encontrar, ainda que bastante diferente do que estamos habituados, já que é da região de Gujarat.


Não tenho muito a dizer sobre a salada, pois não a experimentei, nem sobre o arroz basmati ou o papad, com os seus sabores simples e lineares mas que cumprem bem o seu propósito. No capítulo do pão, bastante mais interessante o rotli (que não está na imagem). O último acompanhamento é um Khaman, uma espécie de bolo fofinho feito de farinha de grão-de-bico.
Mas as surpresas começam quando provamos a Dhal, uma espécie de sopa, naquele dia de lentilhas (Tarka Dhal), que nos enche a boca com uma torrente de sabores diferentes que nos fazem abrir os olhos surpreendidos com esta imensidão de novas sensações logo à primeira colherada. E não cai na monotonia, por muito que continuemos a comer, tornando-se extremamente viciante.
Bastante interessante e rico de sabores o Kathor, um caril de leguminosas, curiosamente também lentilhas neste dia. Já o Shaak, um caril de legumes, achei-o bastante mais suave e uniforme. Nada que não fosse resolvido com qualquer um dos três fantásticos chutneys disponíveis!


A sobremesa deste dia eram umas pequenas bolas com uma boa calda de açúcar, que surpreendeu por não ser excessivamente doce. Não costumo ser um grande fã do que se faz ao nível das sobremesas nos restaurantes indianos mas se fossem todas assim não hesitaria em comer mais vezes.
Não tenho nenhum problema quanto a vegetarianos, ainda que não os frequente regularmente, mas depois desta refeição tenho mesmo de começar a experimentar mais coisas! A Cantina do Templo Radha Krishna despertou-me a curiosidade para experimentar mais vertentes da cozinha vegetariana. E ter todos estes sabores por menos de 10€?
Simplesmente fantástico!

Cantina do Templo Radha Krishna
Telheiras, Portugal
Templo Hindu - Cantina Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 10 €
Data da Visita: 20 de Agosto 2017

3 comentários :