quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como escolher um restaurante? - Método Curto Prazo


Método Curto Prazo:

Este é um método que vos pode demorar algum tempo na altura da escolha do restaurante pois exige uma pesquisa na hora para tentar chegar a uma solução agradável. Cada vez uso menos este método, pois há uns anos decidi adoptar o Método Longo Prazo, que acaba por ter resultados mais rápidos, ainda que com algumas limitações.
Imaginando que temos um dia definido (e que esse dia não é domingo ou 2ª feira, porque isto implica uma pesquisa muito mais demorada) e os critérios, acima definidos, se encontram bem explícitos... uma das ferramentas que podemos utilizar a nosso favor é o TripAdvisor! Apesar não ter o preço médio por pessoa bem definido para todos os restaurantes, é sempre útil conseguirmos opiniões por parte de outros clientes, para percebermos se é um restaurante que valha a pena ou não, e o facto de já ter um ranking feito ajuda.
Daqui podemos tirar uma lista de sítios que nos interessem... mas isto não chega. Temos agora que escrutinar esses mesmos sítios. Para isto, normalmente procuro informações sobre os restaurantes usando:
 - Facebook - A maior parte dos restaurantes já começa a ter páginas próprias onde, com sorte, conseguimos olhar para a ementa.
 - Lifecooler e Escape - Apesar de não ter opiniões sobre os restaurantes, tem informações essenciais! Dias de descanso, pratos típicos, preço médio, etc. É aqui que vamos reduzir a nossa lista inicial, usando o primeiro critério definido!
 - Sites dos próprios restaurantes (quando há!). Sem ser uma ementa concreta, não há muito mais que nos possa ajudar e dizer, que as opções acima referidas não digam.
 - BestTables - São poucos os restaurantes que têm, mas é de aproveitar os que têm. Muitos com ementa disponível e com a possibilidade de reservar logo mesa.
Quando olharem para o preço médio de um restaurante (em qualquer site), estejam preparados para juntar a isso, pelo menos, mais 10€... normalmente, não se afasta muito deste cálculo: Preço Médio + 10 = Preço Real.
Se forem para zonas mais remotas, onde não conhecem nada, uma ferramenta que aconselho é o FoodSpotting, pois conseguem pesquisar usando o mapa e isso mostra-vos se alguém, que use a aplicação, já lá esteve e o aspecto do que comeu!
Com estes passos, devemos conseguir reduzir a nossa lista substancialmente! E se acham que isto demora muito, este é um automatismo que à medida que o vamos fazendo mais vezes também o fazemos melhor e mais depressa.
Agora vamos pegar nessa lista reduzida e seguir alguns critérios mais "largos". A que distância ficam os restaurantes, o tipo de comida que servem, o tipo de comida que nos apetece comer, etc. 
Tipicamente, vamos ficar com um máximo de meia dúzia de opções fiáveis e basta-nos escolher, ou dar a "opção de selecção" (meti entre aspas porque todo o trabalho de selecção e triagem já foi realizado por nós) às pessoas com quem vamos jantar.

No próximo post irei abordar um método que adoptei e que recomendo, pois a longo prazo tem resultados bastante positivos!

Sem comentários :

Enviar um comentário