segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Tasquinha do Caco (São João - Porto)

Trabalhar no Porto foi uma experiência muito boa, onde conheci pessoas fantásticas e onde acabei por ficar a adorar uma cidade que, até à data, pouco me dizia. Já lá tinha passado 2 ou 3 dias em férias mas não tinha achado piada. Desta vez foi diferente e comecei a perceber o encanto que o Porto tem bem como o das suas gentes.
Mas nem tudo são rosas e, se ao início parece que comer fora todos os dias parece fantástico (principalmente para alguém como eu), a verdade é que passado pouco tempo começamos a saturar-nos da falta de comida caseira, principalmente quando não queremos estoirar o orçamento diário todos os dias! Resta-nos as opções mais em conta como hamburguerias, pizzarias, francesinhas, sandes, etc. O que acaba por cansar ao fim de algum tempo acreditem! 
Um dos locais próximo do sítio onde estava a habitar, onde facilmente se comia com alguma qualidade por 10€, era a Tasquinha do Caco perto do Hospital de São João. Hambúrgueres e saladas a preços bastante simpáticos, num espaço constantemente apinhado de gente e um serviço decente ainda que não fantástico.
No início de cada refeição é-nos perguntado se desejamos o Couvert disponível, que se traduz tipicamente num bom Croquete de Espinafres e uma simpática Bolinha de Atum, ambos com boa fritura e cremosos.



A carta está recheada com alguns petiscos, tostas e saladas mas o maior destaque vai, como é lógico, para os hambúrgueres. Bastantes combinações já habituais nestas andanças, mas espaço ainda para uma ou outra mais invulgar, como é o caso do Hambúrguer Praia do Barril. Cada hambúrguer pode vir em pão de hambúrguer, bolo do caco (claro!), bolo do caco de alfarroba ou pão escandinavo, tal como as batatas de acompanhamento poderão ser batatas fritas normais, batatas-doce fritas ou noisette. 
Ponto positivo para a carne relativamente bem temperada e a inexistência de uma torre de ingredientes que ofusque tudo e mais alguma coisa ou impossibilite de comer os hambúrgueres à mão. O que impede mesmo de comer à mão é a pouca qualidade do pão e o facto de não se apresentar torrado, sendo que nunca consegui terminar todo um hambúrguer à mão, ainda que o tenha tentado sempre.


Texas (160gr Novilho, Molho Barbecue, Queijo Flamengo, Bacon e Ovo Estrelado)
Praia do Barril (160gr Atum Fresco com Hortelã e Manjericão, Alface, Maionese Agri-Doce, Queijo da Ilha)
New York (160gr Novilho, Alface, Bacon, Cebola Caramelizada em Cerveja Preta e Maionese de Alho)
Excelente opção, e até aquilo que acabei por comer mais regularmente aqui, são as saladas. Doses muito grandes e com uma óptima relação preço-quantidade. Depois de experimentadas as 3 opções, a minha escolha recaía inevitavelmente sobre a boa Salada de Queijo de Cabra e Nozes.


Queijo de Cabra e Nozes (Queijo de Cabra, Nozes, Presunto, Maçã Verde e Folhas Verdes)
Atum (Atum, Queijo da Ilha, Abacaxi, Cenoura, Ovo Cozido, Azeitonas e Folhas Verdes)
É das melhores opções para se almoçar ou jantar na zona do Hospital de São João, mais até pelas suas saladas que pelos hambúrgueres disponíveis.

Tasquinha do Caco
Porto, Portugal
Tasquinha do Caco Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 10 €

1 comentário :