quarta-feira, 25 de junho de 2014

Restaurante Dim Sum (Oeiras)

A ideia que tínhamos da comida chinesa está a mudar! Cada vez mais as pessoas estão mais interessadas em comer bem e a chegada do segundo restaurante cantonês a Oeiras é prova disso!
Entramos e deparamo-nos com uma sala grande, com muita luz natural durante o dia, com mesas bem espaçadas, fugindo à ideia pré-concebida da decoração dos restaurantes chineses (e que o próprio Yum Cha Garden tem), parecendo até um pouco intimidante, mas com a chegada dos empregados percebemos que é apenas a decoração que tem esse efeito. O serviço do restaurante é bom, mas vai-se tornando consideravelmente lento quando a sala começa a encher.

Massa Cantonesa com Gambas e Porco
Quando nos é entregue o menu percebemos que iremos ter alguma dificuldade na escolha, pois tanto a secção de Dim Sum, como a secção de pratos completos é bastante extensa e são precisos vários minutos para se conseguir chegar a um consenso do que pedir, visto que para duas pessoas eu aconselharia 5 ou 6 escolhas diferentes de Dim Sum.
Para quem acha que isto é comida muito estranha e preferem fugir a sete pés para rapidamente mergulharem num Porco Agridoce, leiam melhor as ementas e irão perceber que há itens perfeitamente normais com ingredientes com que nos conseguimos identificar. Claro que não digo para irem directamente para a Salada de Medusa ou para as Línguas de Pato, mas arrisquem nalgumas coisas.
Tendo já lá ido duas vezes, devo destacar aquele que é o meu favorito e que agrada facilmente a muita gente, o Pão Cantonês com Carne de Porco Assado! Umas bolinhas de pão docemente gulosas com um recheio simples e saboroso, que peca apenas pela proporção.
Para mim este é aquele que devem pedir sem pensar duas vezes.

Pão Cantonês com Carne de Porco Assado
Mas, como disse, a ementa é extensa e existem várias opções de qualidade e que são apostas seguras para os menos audaciosos. Podemos sempre pedir os Crepes Vietnamitas que nos farão recordar dos típicos "crepes chineses", ou os Bolinhos de Gambas e Cebolinho Chinês que parecem pequenos tortellonis, mas recheados com gambas e cozidos a vapor.

Crepes Vietnamitas
Bolinhos de Gambas e Cebolinho Chinês
Também boas opções se revelaram o Nabo Frito que continha pequenos bocados de porco assado e as Vieiras ao Vapor com Alho, com um intenso sabor do alho frito por cima de uma fatia do molusco.

Nabo Frito
Vieiras ao Vapor com Alho
De referir ainda uns bons Wan Tan Fritos que mereciam mais recheio mas que estavam soberbamente estaladiços e para os mais doceiros as Bolinhas com Doce de Amendoim, que são umas bolas recheadas com amendoim (não completamente manteiga pois tinha muitos bocados praticamente inteiros) e com côco ralado por cima.

Wan Tan Fritos
Bolinhas com Doce de Amendoim
Apesar de nem tudo ser fantástico, não houve nada que eu não tivesse gostado, sendo o prato mais fraco os Chocos Fritos, que são parecidos com uma patanisca de choco mas com o choco a ser cortado fino demais e sem aquele sabor e textura que associamos ao choco frito.

Chocos Fritos
Frango em Folha de Bamboo
Não é uma experiência assim tão diferente daquilo a que estamos habituados, e acredito que também não será uma experiência igual à que teríamos num restaurante na província de Cantão, mas é um passo mais próximo de conhecermos a gastronomia de uma cultura diferente da nossa, e isso vale sempre a pena!

Restaurante Dim Sum
Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras, 8D
Oeiras, Portugal
Preço Médio: < 20 €

Sem comentários :

Enviar um comentário