domingo, 16 de novembro de 2014

Pho-Pu (Mouraria)

O facto de ver alguns programas televisivos sobre viagens e novas culturas, sempre me despertou uma curiosidade gigante para este tradicional prato vietnamita, o Phô! E, finalmente, abriu em Lisboa um restaurante totalmente dedicado a este prato, o Pho-Pu. A curiosidade aumentou e a oportunidade finalmente surgiu, com um jantar em companhia da dupla Onde Vamos Jantar?, sempre simpáticos, com a conversa todo o jantar a andar à volta de comida e restaurantes. E não poderia ser de outra forma, ou não fossemos todos nós aficionados de comida.
Com tanta ansiedade pela aproximação da visita, tentei informar-me o mais possível sobre o que é o prato e até da forma como o comer e fui dar a um artigo da Food Republic que nos ajuda a compreender melhor este prato e suas nuances. Mas, e o que se come mais para além desta sopa vietnamita? Não muito. A grande estrela deste restaurante é o Phô e é para comer esta especialidade que me desloquei propositadamente à zona multi-cultural do Martim Moniz.
Fizemos o pedido, decidindo ainda experimentar as diferentes entradas que completam o menu. Veio para a mesa uma generosa dose de Crepes Chineses que apesar de estaladiços e saborosos, eram de um tamanho mais reduzido que o habitual, e com pouco recheio.


A outra "entrada" pedida foram os Raviolis Fritos, uns típicos dumplings à semelhança do que podemos encontrar um pouco por toda a Ásia (e consequentemente por restaurantes asiáticos em Portugal). Mais uma generosa dose, com uma melhor proporção de recheio para a massa, e um interior saboroso. Referi "entrada" porque o Phô é algo rápido a chegar e estes dumplings já chegaram quando todos já estávamos a meio do nosso prato principal.


Mas aqui o que interessa é o Phô, essa sopa vietnamita de caldo rico e saboroso. No escaldante caldo do phô vêm fatias de carne, almôndegas, uns pequenos e deliciosos bocados de tripa, cebolinha, cebola e uma das 3 possíveis escolhas de massa que a ementa nos dá. Todos estes componentes fazem deste um prato completo e muito bom. Mas ainda não acabou!
Num prato à parte temos aquilo que torna o phô num prato mais divertido e mais pessoal. Rebentos de soja, manjericão, hortelã, lima, malagueta e molho hoisin (este só descobri depois de ler o post do Onde Vamos Jantar) que podemos usar para completar o phô à nossa medida. Podemos balancear o picante, o ácido ou até a textura (dada pelos rebentos de soja) e criarmos a nossa versão perfeita do phô. Independentemente de tudo aquilo que o phô já traz, o componente principal é o caldo, que já de base é muito bom mas que fica fantástico quando somado todos os restantes ingredientes.



E sobremesas? Não há. Café ainda se arranja mas nada mais. Mas tenham atenção aos gestos que vão fazendo para com as empregadas presentes, pois um simples levantar de mão para chamar à atenção leva com resposta um genuíno e simpático aceno. Aliás, toda a comunicação é difícil visto que o português das pessoas que lá trabalham é... inexistente! Mas faz parte da experiência e acaba por proporcionar alguns momentos divertidos.
E depois da "sopinha"? Foram jantar? Depois de duas horas à volta da mesa (e da sopa) e de muita conversa com os Onde Vamos Jantar, lá decidimos dar por terminada a refeição.
Enganem-se os que pensam que esta sopa vos vai deixar esfomeados, como pensou a minha regularmente presente e sempre gira companheira de refeição. Esta é uma tigela de tamanho XXL que vos vai deixar satisfeitos só por a conseguirem acabar!
Vale a pena sairmos da nossa zona de conforto por uma sopa? Oh sim, se vale!

Pho-Pu
Mouraria, Portugal
Preço Médio: < 10 €

2 comentários :

  1. obrigada pelas dicas, o meu marido e vietnamita e esta sempre com desejos de pho, amanha vamos la!

    ResponderEliminar