segunda-feira, 2 de março de 2015

T'Chef (Telheiras)

Telheiras não é uma zona conhecida pela variedade e qualidade dos restaurantes que lá existem. Mas claro que existem excepções e este T'Chef é a prova viva disso! Nunca alguém imaginou que no meio de Telheiras pudesse existir um restaurante com comida de autor e a preços mais que justos. O convite Zomato foi a motivação final para me deslocar até Telheiras, tentando perceber se todas as críticas positivas que tinha lido seriam justificadas ou não.
Ao chegar ao restaurante fiquei um pouco assustado. O néon arroxeado que ilumina a primeira sala não me transporta para um ambiente de restaurante mas sim de bar. Algo que é logo ultrapassado quando chegamos à sala principal, que apresenta uma decoração sóbria, de bom gosto e com uma iluminação bastante mais normal.

Foto retirada daqui
O convite incluía um menu de degustação do chef mas deram-nos a hipótese de olharmos para a ementa de jantar, que é apresentada dentro de álbuns de vinis. Pratos com descrições bastante apelativas mas o menu de degustação não inclui obrigatoriamente pratos desta ementa, sendo tudo de inspiração da cozinha com base nos ingredientes que têm à disposição. E não podia ter corrido melhor...
Começámos o jantar com um Couvert que incluía uma taça de azeite com vinagre balsâmico, uma manteiga de mel, lima e alecrim e uma pasta de tomate assado com broa crocante. Se o azeite com balsâmico é algo que já se pode considerar banal, mesmo quando o azeite utilizado é de qualidade, os restantes componentes do couvert eram inovadores e fantásticos. Na manteiga não se notava muito o mel, principalmente devido ao sabor predominante do alecrim, que era complementado com a frescura da lima. A pasta de tomate assado não tinha qualquer falha e era gulosa o suficiente para se comer à colher. Muito umami e alguma acidez fizeram as delícias das nossas papilas, mas fomos surpreendidos pelos croûtons de broa que se mantiveram sempre crocantes, conferindo um nível de textura extra. O couvert merecia um pão melhor e, preferencialmente, acabado de sair do forno. Um bom prenúncio para a refeição que se avizinharia.


Não muito tempo depois do couvert, chegou a primeira entrada, um Crocante de Alheira com Gema BT, Grelos, Molho de Alho Doce e Redução de Porto. A trouxa estaladiça escondia um recheio de alheira com bastante qualidade e alguns bons bocados de carne. Para adicionar riqueza ao prato, uma bem executada gema cozinhada a baixa temperatura, por cima de uns grelos que infelizmente apenas se caracterizaram como normais. Os molhos eram bons, quando experimentados à parte, mas perdiam-se no meio de sabores tão fortes.


A segunda entrada mostrou uma conjugação de sabores fortes mas que se balanceavam na perfeição. O Porco Se Embrulhou com a Cabra mostrava uns cilindros de queijo de cabra envolvidos em presunto, com açúcar caramelizado no topo a fazer um excelente contraste de salgado com doce. Para juntar tudo, uma espécie de pesto com tomate ajudava a balancear os sabores fortes do queijo e do presunto. Um prato muito bom e bem conseguido. Esta é uma entrada que faz parte do menu actual.


Findas as entradas, começámos os pratos principais com um bife de Atum Braseado com Esparguete de Legumes. O atum bem selado, com o seu interior cru, necessitando apenas de um pouco de flor de sal para espevitar mais o prato. Excelentes os legumes em soja, com um corte algo irregular (o que nos levou a pensar terem sido cortados à mão), mas muito bons a nível de tempero e execução.


Todo o serviço foi exemplar. Simpático, prestável, explicativo e com vontade de nos dar a conhecer o restaurante e seu conceito. Curioso ainda a procura por restaurantes mais próximos da Linha do Estoril, revelando que a pessoa que nos atendeu (um dos sócios do espaço) é também um entusiasta pela arte de bem comer. Único problema do serviço foi exactamente a seguir ao prato de atum, onde houve uma espera bastante prolongada até que o segundo prato chegasse à mesa. Esta demora foi amenizada pelo pedido de desculpas, pois teria surgido um imprevisto na cozinha.
Se por um lado esta espera pode afectar a experiência geral, por outro pode ser significativo que algo não estava bem com o prato e tiveram que refazer todo o seu processo, o que é apreciável e revelador de um cuidado extra na cozinha apresentada.
Irrepreensível estava o Ramen de Camarão com Granizado de Gengibre, com uns noodles caseiros leves e que se desfaziam na boca. Não fiquei particularmente fã do minúsculo miolo de camarão utilizado, pois também não sou um grande entusiasta deste crustáceo, não tendo ajudado o facto de ter encontrado algumas cascas. Dispensava de todo o camarão, bastando o caldo para que este prato me enchesse as medidas. Acabei por pedir uma colher (que inicialmente tinha dispensado) para poder desfrutar de um saboroso e intenso caldo de marisco que nos preenchia a boca, ajudado pelo granizado de gengibre, e que continha um nível de picante satisfatório.


Para finalizar os pratos principais, fomos presenteados com um dos pratos da ementa actual, as Bochechas de Porco Preto com Risotto de Aipo e Maçã, do qual eu (vergonhosamente) não tirei foto. A pressa e a vontade de provar este prato era tal que só no dia seguinte me apercebi da minha falha. A apresentação deste prato é divertida e diferente, com as bochechas a chegarem numa marmita, deixando ao cliente a parte final do empratamento. O risotto apresentava uma boa cremosidade e os bocados de maçã davam frescura e um ligeiro adocicado ao arroz, mas provado por si só era algo bastante unidimensional. Algo que deixou de acontecer mal lhe juntámos o molho onde vinham as bochechas. Parece que deu outra vida a este prato. Pena as bochechas não estarem "de comer à colher", mesmo que não se apresentassem duras. Faltava-lhes tempo de cozedura para que as fibras se partissem mais e deixasse as bochechas realmente macias.
Começámos a fase doce da refeição com um Crème Brulée de Coco, que estava exemplar no seu creme, tanto no sabor como na consistência. Falhou o brulée que foi claramente exagerado, dando um sabor queimado ao açúcar. Não é preciso tanto tempo de maçarico para que aquela crosta superior fique estaladiça. Ainda assim, uma boa sobremesa.


A sobremesa que mais curiosidade nos tinha despertado, quando olhámos para a carta, foram as Pataniscas do Éden, umas pataniscas de maçã acompanhadas de um puré de batata-doce e ainda uma bola de gelado. Boa fritura nas pataniscas, estando bastante estaladiças, mas mereciam mais pedaços de maçã, para que houvesse um maior contraste entre a textura exterior e interior e também um maior sabor da própria fruta. Bom puré, a cortar bem o frito da patanisca e a combinar bem com a frescura do gelado.


Com o café, ainda nos foi permitido provar a Key Lime Pie. Honestamente, não sou capaz de distinguir entre diferentes tipos de limas, por isso apenas consigo avaliar isto como uma tarte de lima. E deixem que vos diga que é uma boa tarte de lima. Boa bolacha, com um travo a bolacha integral, que combinava perfeitamente com a acidez do creme de lima. Ainda que não tivesse a textura que mais aprecio, pois estava um pouco esponjoso, os sabores estavam lá.


Contas feitas ao final da refeição, saio do T'Chef extremamente satisfeito. Não só pela quantidade de pratos experimentados, como pela qualidade dos mesmos. Apesar dos preços à carta não serem elevados, esta hipótese de ter um menu de degustação de 8 pratos (2 entradas, 3 pratos e 2 sobremesas) com muita qualidade, e que está constantemente a variar, por 22€ é extraordinário, ainda para mais se pensarmos que este menu varia constantemente consoante os produtos disponíveis e a imaginação do chef. A juntar a isto um serviço bom, foram 3 horas bem passadas num desconhecido restaurante em Telheiras. O restaurante dispõe ainda de uma carta de almoço, que varia diariamente, com preços mais acessíveis mas com o mesmo cuidado na confecção e apresentação dos pratos.
Não é perfeito, mas é, sem dúvida, um restaurante que vale a pena conhecer. E não apenas uma vez mas várias, pois é daqueles restaurantes aos quais desejo voltar para me deixar nas mãos do chef e sair de lá surpreendido.

Zomato
Foodspotting
T'Chef
Rua Hermano Neves, 22, Loja B
Telheiras, Portugal
Facebook
Preço Médio: < 30 €

2 comentários :

  1. A surpresa desagradável está no facto de a garrafa de vinho mais barata ser 18 euros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o tipo de restaurante que é, tendo uma carta de vinhos cuidadosamente escolhida, não é algo que me choque...

      Eliminar