sexta-feira, 15 de julho de 2016

Beija-me Burro (Oeiras)

Estava de olho em ti desde o início. O teu nome é estranho mas acabei por simpatizar com isso e acabei até por engraçar com ele. Via-te nas redes sociais mostrando-te por dentro e percebia que o humor que estava no nome estava também na tua decoração. Mas não me impressiono facilmente por um quadro a la Guernica. A mim, o que me captiva é a comida! Mas dessa pouco revelavas, apesar de apontares para um nome já meu conhecido. Algumas imagens do que produzias finalmente apareceram, mas queria mais de ti. Queria conhecer-te e deixar esta nossa relação tímida e virtual para trás. Finalmente chegou esse dia...
Entrei e a decoração já tão conhecida conseguia ainda assim encantar-me. És um restaurante giro e com pinta, num bairro onde passei a maior parte da minha adolescência, e que gosto muito. Só não gostei muito das pequenas mesas que mal conseguiram albergar tudo o que foi pedido. Percebi que isso poderia ser um problema quando vi que a tua ementa era de partilha, mas não me deixo ir abaixo facilmente ou por aspectos menores. E por falar em ementa, porque não revelaste tu antes estes segredos escondidos? Porque deixas a curiosidade no ar se sabes que só com palavras podes meter muitos a salivar? Bem, talvez seja melhor assim...
Estava com algumas borboletas na barriga por estarmos tão perto. E se não corresse bem? Mas o teu Couvert desarmou-me. É simples e bom, mesmo sabendo que não fazes o teu pão ou o teu azeite. Mas apontares-me assim com 4 variedades e todas de bom nível, especialmente a broa! E, a acompanhar com uma belíssima manteiga com aquilo que me pareceram pequenos pedaços de malagueta? Começámos tão bem, não me desiludas agora...


Fazes rapidamente chegar à mesa a Provola Fumada Aquecida com Cogumelos Marinados, sem saberes que trazes uma velha amiga para partilhar a mesa connosco. Já era fã desta Provola do Chef Gemelli e sabia que me esperava uma explosão de sabor. O que não esperava era que a acidez desses pequenos cogumelos surgissem tão bem e conseguissem igualar a força do fumado.


Sentia um sorriso e uma felicidade estranhas na alma ao fim de tão pouco tempo, mas estas confirmaram-se com o Ovo Escalfado com Tiras de Lulinhas Grelhadas e Creme de Cogumelos ao Perfume de Trufa Branca. Parece simples escalfar um ovo e deixá-lo perfeito mas nem todos o conseguem. Mas foi fácil para ti, não foi? Só não percebi bem como num prato tão bom, com o pão a dar textura e o creme de cogumelos a segurar as pontas soltas, as tiras de lulas estavam um pouco borrachosas... Deixa lá isso, foi só um percalço e todo o sabor do prato compensou isso largamente.


Por falar em sabor, sabes que é batota usar produtos já de si excelentes para fazer um prato com nome pomposo? Já foi a Mozzarella e agora um Creme de Chouriço Mouro com Chips de Nabo? Ok, estou a brincar! Enquanto me continuares a dar explosões de cores e sabores podes (e deves) continuar. A textura não era bem de creme mas mais de patê e as chips... bem, não eram chips visto estarem moles. Mas não deixei de me viciar por pequenos pormenores.


Só por um pequeno momento duvidei de ti, nesta curta relação que temos. O momento que mais me fez tremer foi aquela primeira dentada no Arancino de Risotto de Espargos e Presunto. Se a dentada em si correu bem, com um exterior seco e crocante, o mesmo não se pode dizer do seu recheio. Esperava mais, esperava algo do nível do que me tinhas dado nos últimos 30 minutos, principalmente no que se refere ao sabor. 


Mas eu perdoo-te. Como não haveria de perdoar se me deste uma Panna Cotta de Hortelã com Coulis de Framboesa tão perfeita? Infelizmente tive de a dividir, mas se soubesse que seria tão boa teria exigido uma dose só para mim. Sim, exigido! Acabei a desejar mais, mas preferi deixar para uma próxima vez...


Sim, durante todo este texto tratei-te por tu, porque sei que te vou conhecer melhor e porque sei que a ti vou voltar. Sabes que chegámos a um ponto sem retorno, não sabes? A partir daqui vou sempre querer mais e melhor de ti.
P.S: Todo este texto foi acompanhado com uma cerveja artesanal Rapada (Dry Stout)! Garanto que acompanha bem tudo o que foi experimentado.


Beija-me Burro
Rua Doutor António Patrício Gouveia, 8 - Loja B
Oeiras, Portugal
Beija-me Burro Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Foodspotting
Facebook
Site
Preço Médio: < 20 €

Sem comentários :

Enviar um comentário