quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Tartar-Ia (Mercado da Ribeira - Cais do Sodré)

Quantas vezes iremos nós ter a possibilidade de experimentar a comida do Chef Dieter Koschina em Lisboa? E, ainda para mais, a preços acessíveis? Ok, sei que a Tartar-Ia tem o seu próprio conceito e, como tal, poderá não agradar a toda a gente mas é ridiculamente bom. Mas ridículo! Sei que o preço pode não ser o mais apelativo para o tamanho das doses, principalmente para pessoas de apetites grande (como eu), mas a frescura e o balanço de cada tártaro são perfeitos. Arrisco-me a dizer que é a melhor banca de todo o mercado (excluo a Academia como banca).
A primeira escolha recaiu sobre o Tártaro de Salmão, Abacate e Yuzu e a combinação funciona na perfeição. A gordura natural do salmão e do abacate dão corpo a um prato onde o yuzu consegue equilibrar com uma injecção de acidez. Para o contraste de texturas é incluído ainda uma componente, que não consegui identificar, mas que encaixa na perfeição em tudo.



Na segunda visita não me consegui conter com um só tártaro. Já andava com o Tártaro de Arenque e Beterraba entalado há muito. A utilização de um peixe que, para nós portugueses, é pouco comum e a sua conjugação com um ingrediente tão terrestre como a beterraba é curioso, mas funciona na perfeição.



Curiosamente, o tártaro do mês (de Dezembro de 2015) também utilizava beterraba, provando assim que a beterraba encaixa bastante bem com tártaros marinhos, como era este Tártaro de Robalo, Beterraba e Maçã-Verde. Simplesmente fantástico!



Uma banca que não desilude, e ainda nem experimentei os tártaros de carne, de que sou um grande fã. A Tartar-Ia não descura nenhum aspecto, seja o visual, o jogo de texturas, o equilíbrio dos seus componentes mas, principalmente, não falha no que ao sabor se refere. E que sabores, caros leitores... Uma expectativa alta que não saiu de forma alguma lograda.

Tartar-Ia
Mercado da Ribeira - Av. 24 de Julho
Lisboa, Portugal
Tartar-Ia Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Foodspotting
Facebook
Site
Preço Médio: < 30 €

Sem comentários :

Enviar um comentário