segunda-feira, 2 de abril de 2018

Curtas #21: Pigmeu - 3º Aniversário (Campo de Ourique)

Vou tentar ser o mais breve possível, prometo! Queria só contar-vos o quão fantástico foi o 3º aniversário do Pigmeu (do qual já falei aqui), composto por 4 jantares com muitos chefs convidados a juntarem-se a João Revés (chef residente do Pigmeu) para festejar com muita comida, muita bebida e com a promessa de que ia dar porcaria! 
A ideia foi genial e, felizmente, a concretização não ficou atrás. Estive presente em todos os jantares (acreditem, valeu a pena!) e a única coisa que resta saber é "Para quando mais?". Não vou descrever todos os pratos experimentados (podem consultar o álbum completo do Pigmeu aqui), deixando apenas a menção de quais os mais marcantes.
Tivemos no primeiro jantar Anna Lins (Miss Jappa) e Pedro Bandeira Abril (Taberna Sal Grosso) responsáveis pela comida e com o acompanhamento líquido a ser da responsabilidade de Constança Cordeiro (Prado e futura Toca da Raposa) e Duarte Cunha e Silva (LX Beer), ajustando todo o menu à temática "Os Porquinhos da Ásia". 

Char Siu Bao
Miso Ramen
Sticky Coconut Rice
O segundo jantar era "F*cking PORKtuguese" e chamaram-se pesos pesados para a ocasião! Manuel Lino (Tabik, Trio e Local), Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho), Miguel Gomes (Belcanto) e Américo dos Santos (Belcanto). Desta vez, os PORKtails foram do Alain Branco (Pistola Y Corazón) e no lugar da cerveja houve vinhos Herdade dos Grous, apresentados pela Mafalda Vasques.


Dona São
Cachaço de Porco Preto a Baixa Temperatura, Tupinambo e Pimentão Doce
Presunto
A loucura mexicana, a que se deu o nome "Somos Cochinos", apoderou-se da cozinha do Pigmeu no 3º jantar. Chef *Jos (Pistola Y Corazón), Leonor Pedro (Prado) e Meguy Pereira (Pigmeu) deram o mote para la fiesta, e Fernão Gonçalves (Pesca) não quis deixar de contribuir com shots, ou não estivéssemos a falar da terra da tequilla e do mezcal! Shots?! Sim, shots! Já referi que os jantares foram em 4 domingos separados?


Taquito Dorado de Sesos
Panza, Col Encurtida y Salsa Tatemada
Tacos de Carrillera, Hibisco y Chile Ancho
O último jantar, "Porkandcheese", juntou dois dos produtos mais queridos dos portugueses. As mãos de André Magalhães (Taberna da Rua das Flores e Taberna Fina) e Leopoldo Garcia Calhau (Café Garrett) juntaram-se às de Pedro Cardoso (Queijaria) para trazer as melhores combinações de porco e queijo, acompanhando com os vinhos da região de Colares trazidos pelo Mauro Azóia.

Orelhas (Queijo São Jorge 48 meses)
Bochechas, Maçã, Requeijão de Seia
Migas e Papada (Ossau Iraty)
Os parabéns ao Miguel Azevedo Peres, que impulsionou o seu restaurante para outro patamar com esta iniciativa, e se revelou um host fantástico, bem como a toda a equipa do Pigmeu. Que muita mais porcaria se avizinhe!

Pigmeu
Lisboa, Portugal
Pigmeu Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €

2 comentários :

  1. I have been visiting your recipe blog from past 3 months. The way of recipe tips looks to be easy for all readers. I would personally recommend our blog visitors to subscribe to obtain useful posts like this periodically. Particularly post on "Curtas #21: Pigmeu - 3º Aniversário (Campo de Ourique)" is awesome. Get in touch with us via our websites South indian veg restaurant | Chinese restaurant

    ResponderEliminar
  2. Omg que bom aspeto! Vou meter isto na minha listinha de restaurantes a visitar! :P

    adorei o blog, estou a seguir! gostava muito que me seguisses também! beijinho
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar