terça-feira, 23 de outubro de 2018

Cantinho do Avillez (Chiado)

Depois da visita que fiz ao Cantinho do Avillez da Expo (aqui), tinha alguma curiosidade para visitar o espaço original e perceber as diferenças entre ambos. E, ainda que se representem o mesmo tipo de conceito do grupo José Avillez, existem realmente diferenças.
A maior diferença encontra-se no espaço e respectiva decoração. Um espaço muito mais escuro, daí as fotos terem ficado com tão pouca qualidade (desta vez, chuto as responsabilidades da falta de qualidade para outrém!) e com um ar mais "caseiro" do que o seu irmão do Parque das Nações. Alguns pratos também diferentes na ementa, mas a base é muito semelhante. O serviço é jovem, informado e altamente prestável.
Começámos com o Tártaro de Atum com Sabores Asiáticos, que já havia experimentado, e achei-o ligeiramente menos atrevido e com sabores menos intensos que da primeira vez. Mantém-se a qualidade soberba do atum.



Excelentes as Vieiras Marinadas com um cremoso creme de abacate a servir de cama para o delicado bivalve, e um crumble de pão alentejano a adicionar-lhe uma (necessitada) camada de textura. Prato muito suave, equilibrado e com uns apontamentos de cebola roxa a ajudar a manter o interesse no mesmo.



Os Ovos à Professor Séc. XXI, uma modernização de uma receita que um antigo cliente do Belcanto criou (muito antes do chef lá ter chegado) que rapidamente se tornou um clássico de José Avillez, foi o prato que se seguiu. Rapidamente percebi o porquê da fama dos ovos. Ovos cozidos a baixa temperatura, chegam à mesa perfeitos, com a gema cremosa que envolve os saborosos pedaços de chouriço salteado e do crumble de pão frito. Prato muito guloso, de comer à colher ou usando o diversificado pão do couvert (se calhar deveriam começar a incluir tostas neste prato)!



E depois da gulodice, outro pecado chegou à mesa, na forma do Queijo de Nisa no Forno. Sabores fortes, mas que sabem trabalhar em conjunto para nos conquistar o palato.



A expectativa para o Bife Tártaro era alta, mas saiu um pouco defraudada. Começando pela melhor parte, as batatas fritas são muito boas! Crocantes, com um nível de sal qb mas dispensava facilmente a redução de balsâmico. O tártaro em si apresenta-se numa receita muito próxima do clássico, com um excelente corte na carne mas a faltar-lhe tempero. Precisava de mais sal e mais mostarda, pelo menos. Longe de estar entre os melhores de Lisboa, infelizmente, mas ainda assim um bom tártaro.



Muito bom o molho que vem no Prego Tradicional, ensopando todo o pão, impossibilitando que se coma o prego à mão, mas compensando largamente ao nível do sabor. Bom pão, bife servido médio, bem temperado e bem regado com a óptima molhanga.



Não podia sair do Cantinho do Avillez sem atacar a mais que obrigatória Avelã3! Aquele contraste de texturas, aquele intenso sabor a avelã e aquela flor de sal... que coisa fantástica.



Excelente refeição, como seria de esperar num restaurante do grupo Avillez, mas a deixar a impressão de que se cortaram nalguns pratos e decidiram ser contidos nos sabores. Não sei se por ser uma zona mais turística, e assim conseguem mais facilmente agradar a todos os seus clientes, mas esperava mais do tártaro de atum (por comparação com experiência prévia) e do bife tártaro!

Cantinho do Avillez
Lisboa, Portugal
Cantinho do Avillez Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 40 €
Data da Visita: 5 de Outubro 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário