domingo, 21 de outubro de 2018

Etc&Tal (Oeiras)

Abriu em Oeiras mais um restaurante muito interessante, para os lados do tribunal de Oeiras. A sua abertura não me tinha suscitado uma curiosidade por aí além, mas as primeiras opiniões começaram a aparecer e parecia que estávamos perante mais um caso de sucesso na zona. Nada como ir experimentar e tirar as minhas próprias conclusões.
Espaço com muito bom gosto, com alguns pormenores decorativos muito engraçados, que se torna acolhedor logo à entrada. De referir também o excelente serviço, que soube explicar e aconselhar durante toda a refeição, sempre com simpatia e honesto interesse em perceber a nossa opinião.
O foco deste restaurante reside nos seus arrozes (com maior enfâse nos risottos e nos salteados) e nos petiscos, sempre com propostas muito familiares, exceptuando meia dúzia de casos que saltam rapidamente à vista e nos chegam a fazer questionar se funcionaria... Mas já lá vamos.
Começámos com um couvert (do qual não houve registo fotográfico) com dois bons pães, tremoços e azeitonas que poderiam estar mais temperados, excelente azeite extra virgem transmontano e uma pecaminosa maionese de alho, a fazer lembrar algumas marisqueiras.
Os restaurantes de petisco não são uma novidade, apostando muitas vezes em pratos que já conhecemos. Mas, já o disse várias vezes, se executarem os pratos bem, já se distinguem dos demais, pois existem muitos por aí cuja execução deixa a desejar. Excelente exemplo desta boa execução são os Ovos envoltos em Alheira. Super cremosos, numa proporção e harmonização perfeita entre ovo e alheira.



Muito bons os Cogumelos à Bulhão Pato, com os sabores clássicos desta preparação evidenciados, mas faltando-lhe coentros. 



Para os amantes de queijo derretido, têm de experimentar o Camembert no Forno com Cebola Confitada! Queijo perfeitamente caramelizado, de interior líquido e guloso, mas que corta na perfeição com o adocicado da cebola. Única sugestão seria a inclusão de algumas tostas para ajudar a comer o queijo.



Depois de três petiscos, decidimos partilhar o Risotto de Bacalhau com Grão, aquele que se apresentava como o mais curioso, levando-me a crer que não funcionaria bem. Mas apresentava-se como especialidade da casa, por isso, tinha de provar. E ainda bem que o fiz. A ideia parece estranha mas funciona, vá-se lá saber como! E, melhor ainda, com todos os sabores que associo às saladas de bacalhau com grão (e mais qualquer coisa). Talvez a proporção entre arroz e bacalhau pudesse ser maior, mas, de resto, é um excelente prato.



Não podíamos sair do Etc&Tal sem experimentar as sobremesas, principalmente quando nos dizem que uma delas é receita da avó da proprietária. Trata-se do Bolo Chocolate&Tal, um bolo que nos fez automaticamente pensar em salame, e com motivos para isso, pois leva também Bolacha Maria e ovo. Excelente para dividir, pois é uma sobremesa bastante rica.



Também bastante competente, a Mousse de Lima não desilude e cumpre, ainda que sem o mesmo brilhantismo dos pratos, mas com uma textura correcta e bom sabor.



Tenho um "problema" com este tipo de restaurantes. Depois de uma visita tão positiva como esta, a vontade é de regressar e experimentar os ovos rotos, o risotto de cogumelos, o agnolotti piemontese, etc, etc, etc.

Etc&Tal
Avenida D. João I, Loja 10B
Oeiras, Portugal
Etc&Tal Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Facebook
Instagram
TheFork
Site
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 4 de Outubro 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário