quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Confraria LX (Cais do Sodré)

Nasceu em Lisboa, no LX Boutique Hotel, o irmão mais novo daquele que dizem ser um dos melhor restaurantes de sushi de Cascais, a Confraria, aqui denominado Confraria LX. Mas a fama deste espaço é tal que, para além deste espaço na Rua do Alecrim, também têm uma banca no renovado Mercado da Ribeira. Por isso, toda e qualquer expectativa em torno de uma visita a qualquer um dos seus espaços era alta.
Espaço simpático, com um estilo entre o despreocupado e o chique e um serviço descontraído mas cuidado. Até aqui tudo dentro das expectativas que tinha quanto ao restaurante.
Começámos com umas Gyozas saborosas, com um bom recheio e boa proporção no dumpling entre a massa e o recheio. Uma entrada clássica na maior parte dos restaurantes de sushi e aqui também a não comprometer.


Éramos 3 pessoas e decidimos pedir um combinado de 49 peças, complementado com um pedido à parte de 3 outras peças. O Uramaki Camembert, algo que tinha todo o poder para surpreender, acabou por falhar redondamente. A proporção de camembert era quase inexistente, acabando todo o rolo por saber apenas ao salmão fumado. Poderia ter sido interessante mas não o foi.


Um prato do qual já tinha ouvido falar bastante e do qual tinha alguma curiosidade era o Ceviche Jô, um gunkan de salmão com peixe branco picado e marinado por cima (à semelhança da preparação de um ceviche). Bom peixe mas aqui apresentado com um excesso de cebola no preparado de ceviche, falhando no balanço com uma escassez de acidez nas peças, pedindo até que fosse usado um bocadinho de malagueta para dar mais vida ao gunkan.


Também os Nigiri Skin tinham alguns problemas na sua execução, pois estamos normalmente habituados a que nos apresentem a pele do salmão quente e estaladiça, algo que não aconteceu nestas peças. Pele fria e mole, não aproveitando o contraste de texturas que normalmente existe quando se usa este ingrediente. Bom uso da lima a contrabalançar com a gordura característica da pele e com o molho tare.


Muito melhor e mais consistente o combinado de 49 peças, Garyo. Bom sashimi, nigiris simples mas bem executados, tal como os hosomakis presentes. O uramaki era também de boa execução mas não surpreendente, tal como os gunkan de ovas, ao contrário do gunkan Spice Tuna, com atum picado por cima e um toque de picante bastante interessante.


Em todas as peças havia dois pormenores consistentes. Bom arroz e as peças tecnicamente bem executadas, mantendo a integridade quando se agarrava nelas. Mas não chegou bem ao patamar das expectativas que tinha criado para este restaurante.

Confraria LX
Lisboa, Portugal
Preço Médio: < 40 €

Sem comentários :

Enviar um comentário