terça-feira, 17 de outubro de 2017

Taxca (Porto)

Este espaço abriu, em 2013, na Baixa do Porto, trazendo consigo todo o hype pertencente a uma das tascas mais icónicas do Porto, a Badalhoca! 4 anos depois, e na ressalva da abertura do seu terceiro espaço, os donos da Badalhoca original (é demasiado fácil fazer trocadilhos com o nome do local!) decidiram defender a sua honra proclamando, através de um artigo de rectificação na Evasões (aqui), que a única e verdadeira sandes da Badalhoca, continuava a ser servida exclusivamente no espaço original.
Por motivos profissionais, estive durante algum tempo na cidade do Porto, aproveitando para tentar conhecer alguns dos melhores e mais carismáticos restaurantes da Invicta. Não conseguindo ir à Badalhoca original, por questões logísticas, decidi fazer a minha primeira refeição no Porto no local que se promove como uma segunda casa Badalhoca. A decoração e a ementa parecem ser muito semelhantes, mas acaba por ser uma tasca com um ar bastante clean até.
E não podemos falar em Badalhoca, seja ela qual for, sem falar nas suas sandes de presunto! Não tendo um termo de comparação directo é complicado saber se está ao nível da casa mãe, mas a Sandes de Presunto com Queijo da Serra é um digno representante com o seu bom pão (tipo carcaça), um bom presunto (bem cortado e atendendo ao preço da sandes, com uma excelente relação qualidade-preço) e uma generosa fatia de queijo da serra, que ficaria bem melhor se estivesse num estado mais liquefeito. 


A variedade de sandes é grande mas decidimos também provar alguns dos petiscos servidos na casa, como umas simpáticas Moelas, com um molho apetitoso mas que, para mim, poderia ter notas mais picantes!


A Punheta de Bacalhau, que faz muito mais sentido quando servido numa casa Badalhoca (eu tento conter-me mas há vezes que não resisto), também cumpriu bem o seu propósito ao encher-nos o bandulho destes sabores tão bons e tão portugueses.


A única coisa que não deslumbrou, ainda que não tivesse desgostado, foi o Bucho. Primeiro, porque estava à espera da sua versão recheada e não desta salada fria que nos remete para as saladas de orelha. E segundo, porque lhe faltava um pouco mais de sal, sendo um prato com pouco sabor.


A Taxca não deslumbrou mas serviu perfeitamente como cartão de visita mostrando que no Porto se come bem e a preços bastante justos. Fica a curiosidade para a casa original, tendo que ficar para outras núpcias, mas a verdade é que o nível de acessibilidade desta Badalhoca da Baixa facilita muita coisa.

Taxca
Porto, Portugal
Taxca Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 10 €
Data da Visita: 7 de Agosto 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário