terça-feira, 29 de julho de 2014

Festival do Caracol Saloio (Loures)

Gostaria de ter escrito este post antes do término deste festival, mas, como tal não me foi possível, não quis deixar de o escrever para o deixar como referência para a edição de 2015, que certamente se realizará. A edição de 2014, que terminou no passado dia 27 de Julho, realizou-se numa tenda, montada perto do Pavilhão Paz e Amizade em Loures, e contava com 10 bancas diferentes que tentavam sobressair com alguns pratos mais originais, para além dos típicos pratos de caracóis e das caracoletas assadas.
Chegando lá cedo, por volta das 18 horas, já se notava bastante movimento na zona de mesas, movimento esse que foi aumentando e que demonstrava um pavilhão praticamente cheio já perto das 20 horas!
A primeira banca experimentada foi a do Restaurante Ímpar com uns bons, mas não espectaculares caracóis. Tempero de qualidade média alta, mas faltava-lhe algo que os elevasse a um nível digno de um festival onde é, certamente, o prato mais pedido.


Seguiram-se umas fracas Pataniscas de Caracol, ensopadas em gordura e sem aquele exterior estaladiço que desejamos a cada dentada. O interior era saboroso e com uma boa quantidade de cebola, mas acabam por se revelar uma desilusão grande.


Já as Caracoletas Assadas chegaram um pouco esturricadas demais e com uma notória falta de sal. Melhor o molho que as acompanhava com a mostarda a sobressair e a avivar umas caracoletas insossas.


Tempo de um pequeno descanso e de mudar de banca para tentar provar outras propostas, acabando a escolha por recair na banca do Restaurante Salero.
Mais uma ronda de "finger food" com umas estaladiças Chamuças de Caracol de recheio saboroso e bem condimentado. Uma surpresa bem melhor que as anteriores pataniscas.


Mas a verdadeira surpresa ainda estava para vir...
Nesta banca, que continha já algumas propostas mais incomuns para o uso do caracol e da caracoleta, pedimos uns Ovos com Farinheira, Caracoleta e Cebola Crocante que foram a verdadeira estrela da noite, para mim! Os ovos no ponto perfeito, húmidos e saborosos, com a já clássica companheira (a farinheira, pois claro!) e com as caracoletas a ajudarem a tornar isto o crime quase perfeito. Para dar alguma textura, pequenos bocados de cebola frita crocante que são uma excelente adição, não só neste prato específico, como para qualquer prato de ovos mexidos!


Já a Feijoada de Caracoleta com Arroz e Enchidos de Vinhais preencheu alguns requisitos, mas não deslumbrou. Bastante saborosa, muito por culpa de uns enchidos fantásticos, e bem recheada da nossa amiga (des)encarapuçada mas faltando uma maior quantidade de molho para com ele ensopar o arroz. Arroz esse que vinha demasiado cozido e espapaçado, quando prefiro um arroz solto para melhor envolver a feijoada. 


E, para terminar, mais uma ronda de Caracoletas Assadas, estas bastante melhores na quantidade de sal usado, mas a serem acompanhadas por um molho mais amanteigado e, para mim, menos saboroso que o outro. A junção ideal teria sido o molho da primeira banca com as caracoletas da segunda, mas não se pode ter tudo...


Uma visita bastante simpática, onde percebemos melhor a versatilidade deste ingrediente, restando-nos esperar pelo próximo ano para podermos provar as restantes variedades existentes no Festival do Caracol Saloio de Loures!

Festival do Caracol Saloio
Loures, Portugal
Preço Médio: < 20 €

2 comentários :

  1. Era para ir lá este ano mas não fui, vai ter mesmo que ficar para o próximo ano. Já lá fui uma vez e realmente é muito interessante as várias combinações com o belo do caracol :) Eu adoro!
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foi a primeira vez que fui e achei o conceito bastante interessante! Não percebo porque não há mais iniciativas destas e porque os estabelecimentos não fazem mais pratos destes nesta época =D

      Eliminar