quarta-feira, 9 de julho de 2014

Modjo Trendy-HotDog (Lisboa)

Na Travessa Monte do Carmo, nº 19, começou por existir uma pequena casa de hambúrgueres artesanais que não tinha horário fixo e onde se começou a dizer "Aqui se comem os melhores hambúrgueres de Lisboa". Mas depressa precisou de um espaço maior e, curiosamente, uma nova casa de hambúrgueres ocupou o espaço, aproveitando a fama, e até o formato, dos anteriores proprietários para se lançarem. Mas, como também já tinha acontecido com os primeiros donos, estes também precisaram de um espaço maior. A diferença foi que, em vez de deixarem o espaço para um próximo negócio, decidiram ser eles a lançar o próximo negócio, acredito eu que tentando capitalizar o enorme sucesso que já tinham. E depois da moda dos hambúrgueres, porque não, a moda dos cachorros quentes?
O espaço levou algumas obras e uma decoração renovada e melhorada, mas continua a ser minúsculo. A diferença é que se quando se tentava ir à Hamburgueria do Bairro (penso que já tivessem adivinhado de que "franchises" estava a falar...) havia uma fila de espera gigante, que quase nos levava a voltar para trás e procurar outra solução no Príncipe Real... e opções de qualidade não faltam naquela zona!
Mas, quando perto das 13 horas, entro no espaço, vejo que está... vazio! Zero clientes! Bem... por um lado, vou-me despachar mais depressa do que contava, mas por outro lado parece-me um pouco desencorajador entrar, para almoçar, num restaurante vazio. Sei que é um restaurante recente (aberto a 12 de Junho), mas já era conhecida a mudança (lembro-me de ter visto numa TimeOut de Abril, se não me engano).



A ementa tem várias propostas cativantes e que fogem à ideia que fomos ganhando dos cachorros nos últimos anos, um pouco por influência da Hot Dog Lovers, e parece-me ser esse o factor diferenciador dos cachorros da Modjo! Para experimentar, nesta primeira visita, foi pedido um Gipsy, um Cazanova e para acompanhar uns Onion Rings e uns Cheese Bites.
Os Onions Rings (Aros de Cebola) estavam muito bons, bem fritos e estaladiços, sendo acompanhados por um, também muito bom, molho de pickles! A combinação funciona bastante bem e cumpriu perfeitamente a sua função de "finger food" enquanto aguardamos a chegada dos cachorros.


Já os Cheese Bites (ou aquilo a que na ementa é chamado também de Croquetes de Mozzarela), e atenção que esta é uma entrada que costumo pedir sempre que há, desiludiram-me bastante! A massa que rodeia o queijo era muito grossa, o que não deixou o queijo no interior derreter correctamente, acabando por falhar no papel de "gulosice" para qualquer fanático de queijo derretido. Felizmente, mais um óptimo molho, desta vez com grãos de mostarda, que ainda deixou o ar de sua graça, mas que não conseguiu salvar a opinião com que fiquei dos Cheese Bites.


E como o restaurante estava quase vazio (já tinham entrado mais 2 ou 3 pessoas...), os cachorros não demoraram muito, causando um óptimo impacto ao nível visual.
O Cazanova, composto por Salsicha de Porco, Bacon, Batata Palha e Molho Barbecue, é bastante simples, mas todos sabemos que isso nem sempre é um defeito. E, se este cachorro tinha tudo para correr bem, falhou nalguns pontos que me parecem básicos mas de fácil correcção, acabando por não deslumbrar. O pão é claramente massudo demais para este tipo de recheio, e se ao início podemos não reparar, acreditem que se torna um ponto fulcral quando já vamos a meio e já estamos cansados deste pão! Mas não é só no pão que a execução deveria ser melhorada... O bacon deveria ser mais estaladiço e a falta de molho imediatamente a seguir à salsicha torna o cachorro um pouco seco. O grande ponto positivo deste cachorro é sem dúvida a qualidade da salsicha. O sabor sobrevive a todos os problemas apontados e só ela nos faz querer continuar a comer o cachorro, depois de alcançarmos a sua metade!


Já o Gipsy consegue superar facilmente o problema do pão e da falta de uma segunda camada de molho (ou neste caso Queijo Cheddar) muito graças à Cebola Caramelizada e a uns fantásticos Cogumelos salteados, que encaixam na perfeição com a Salsicha de Porco, e até nos fazem esquecer o pão! Um pouco perdida a nível de sabor fica a Alface Iceberg, mas acaba por dar alguma textura ao cachorro! O Queijo Cheddar, que aqui faz o papel de molho, não é esmagador, deixando os restantes ingredientes brilharem.


Acaba por ser um conceito de que gosto e que acho ter potencial para trazer mais uma "moda" para Lisboa (serão os cachorros a moda para 2014/2015?), mas que parece precisar ainda de alguns acertos na execução, principalmente na escolha do pão!

Modjo Trendy-HotDog (Príncipe Real)
Travessa Monte do Carmo, 19
Lisboa, Portugal
Preço Médio: < 10 €

3 comentários :

  1. Não sou grande adepto de cachoros, mas que tem bom aspecto tem. Para mim não será uma moda que irá pegar.
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que seria uma passo lógico a seguir às hamburguerias! American "junk" food? Desde que bem feito, eu como =D

      Eliminar
  2. Não ha pão como o do hotdog lovers.
    Concordo com a opinião relativa aos cheese bites.. (até a dado momento os achei enjoativos).
    De qq forma o espaço é agradavel e o atendimento é eficiente,mas faltam melhorias ao nivel do queijo que colocam nos hot dogs e no pão.

    ResponderEliminar