sexta-feira, 11 de julho de 2014

Restaurante In Kyoto - Wok & Sushi (Oeiras)

Abriu recentemente, em Oeiras, um restaurante que à primeira vista parece ter um conceito que mistura dois aspectos asiáticos bem nossos conhecidos, o Wok e o Sushi. E se o nome do restaurante me levaria a pensar que os pratos de Wok seriam também com influência japonesa, uma rápida olhadela no menu e dei por mim a pensar "Afinal isto é só mais um chinês com sushi?", com pratos como Arroz Salteado e Porco Agridoce ou Chau Min de Frango e Legumes.


Sendo esta a primeira visita, tentou-se provar um pouco de tudo e abrimos as hostilidades por uns Crepes Japoneses, uma agradável surpresa, sem excesso de gordura, bastante estaladiço e com um recheio que impressionava pela frescura sentida nos legumes usados!


Também a Sopa Miso Shiro estava muito boa com um caldo saboroso, e até um pouco mais "denso" que o habitual, e uns cogumelos finamente laminados que elevavam todo esta Sopa Miso como sendo uma das melhores que já provei.


O Arroz Salteado e Gambas à Tailandesa trazia uma dose de um arroz que, apesar de saboroso, de salteado parecia ter pouco, e as gambas vinham envoltas num ligeiro molho "acarilado", não as afogando em caril, e ainda acompanhadas de umas tiras de pimento vermelho e manga que lhe conferiam uma maior profundidade de sabores. Único problema para o arroz que, para poder ser comido mais facilmente com pauzinhos (Hashi), deveria ser mais pegajoso e unir-se melhor, tornando difícil a tarefa de os apanhar numa fase em que o prato se encontra mais vazio.


O outro prato de Wok pedido, o Arroz Salteado c/ Frango e Molho Picante, trazia o mesmo tipo de arroz mas com uma mistura de frango, cenoura, cebola, algas, cogumelos e alho francês salteados. Saboroso e, mesmo com o pensamento de que provavelmente conseguiria encontrar aquele prato em qualquer chinês ocidentalizado, a qualidade dos produtos e da própria confecção faz a diferença.


O prato de Sushi, um combinado de almoço com 8 hossomakis e 8 uramakis da selecção do chefe (havia a hipótese de serem todos de salmão), acaba por ser talvez o mais fraco, não passando o sushi de medíocre. A qualidade do salmão e do camarão era boa, mas as peças apresentadas não eram surpreendentes nem com uma qualidade acima da média, tanto a nível do arroz, como da própria técnica de enrolar. De notar que das peças, 10 eram de salmão... Talvez fosse interessante usar uma maior variedade de peixes nestes combinados!


E, para mim, a parte menos interessante desta visita, foram as sobremesas. Um Gelado de Chá Verde amargo e sem grande história ou interesse, uma Banana Frita c/ Açúcar com uma boa fritura mas que acaba por ser (só) aquilo que lá está escrito... banana frita e açúcar! E, fazendo mais uma vez lembrar os restaurantes chineses com que cresci, uma Banana Fa Si, uma sobremesa que não acho muita piada por ser algo excessivamente frito com uma calda excessivamente doce... Mas para quem comeu (eu apenas provei), pareciam estar a gostar!




Ou seja, um restaurante que faz lembrar os "sushinês" que ainda existem, mas que ao mesmo tempo consegue apresentar alguma qualidade no que faz, apesar de não surpreender nem deslumbrar.

Restaurante In Kyoto
Rua Doutor José da Cunha, 25A
Oeiras, Portugal
Preço Médio: < 20 € (com sushi à carta deve ficar < 30 €)

Sem comentários :

Enviar um comentário