segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Prazeres da Ria Formosa (Olhão)

Parece que a zona ribeirinha de Olhão está a crescer. Percorrendo toda a Avenida 5 de Outubro, dei por mim maravilhado pela quantidade surpreendente de restaurantes interessantes que por ali prosperam. Do mais tradicional e regional restaurante algarvio, a casas de petiscos, tascas modernas e até mexicanos. Parece haver de tudo um pouco, uns com melhor pinta que outros, mas ainda assim uma zona curiosa para se explorar. Estranhamente, não me lembro de ver uma hamburgueria mas de certeza que por lá haverá também esse fungo que, nos dias de hoje, prolifera em qualquer ambiente.
E foi exactamente a um destes novos restaurantes com boa pinta que fui jantar. O Prazeres da Ria Formosa é uma marisqueira, promovendo o melhor dos produtos locais, com um serviço amigável, brincalhão e descontraído.
Não sendo um grande apreciador de marisco (exceptuando eventualmente a secção de bivalves), acabei por petiscar um pouco da Mariscada Familiar e atentar à qualidade do que se servia. Para além da generosa quantidade do que é servido, dando a Mariscada para uma refeição de 2 ou 3 pessoas à vontade, tem uma variedade considerável de espécies, tudo cozinhado da forma mais genuína, para que a qualidade natural do produto sobressaia. Ostras, sapateira recheada e suas pernas, camarão cozido, camarão tigre grelhado, berbigão, lingueirão, amêijoas, e talvez algo mais que me possa ter escapado da mente, tudo de uma frescura invejável e excelente qualidade. A excelência dos produtos locais a poucos passos da Ria. Outra coisa não seria de esperar quando a proximidade à origem é tanta.



Muito bom o Arroz de Lingueirão, bastante malandro e tentando roubar todo o protagonismo ao anterior prato. Perfeitamente cozinhado, com uma quantidade adequada de "bichos" e um caldo saboroso, este exemplar em nada fica atrás de outros mais famosos. O tamanho da dose dá perfeitamente para 2 pessoas.



Decidi experimentar, para sobremesa, aquele que é o verdadeiro exemplar de um trifecta clássico da doçaria regional algarvia, um Doce de Figo, Alfarroba e Amêndoa. Ao chegar a fatia, pareceu-me um pouco massudo mas tal não se revelou na prova. Uma boa e clássica conjugação de sabores algarvios para terminar uma refeição também ela feita de produtos locais.



O Algarve está recheado de restaurantes como este. Muitos são meramente medíocres, mas outros sabem realmente o que estão a fazer, como é o caso deste Prazeres da Ria Formosa. A juntar à qualidade da refeição, as quantidades são generosas, tornando os preços bastante justos.

Prazeres da Ria Formosa
Av. 5 de Outubro, 94
Olhão, Portugal
Foodspotting
Facebook
Site
Preço Médio: < 30 €

Sem comentários :

Enviar um comentário