domingo, 1 de janeiro de 2017

O melhor de 2016 em Portugal e não só!

2016 acabou, e este não foi um ano fácil aqui para os meus devaneios. A falta de tempo, que tento agora recuperar pouco a pouco, impediu-me de publicar as coisas no seu timing certo mas não quero deixar de as publicar e, durante este ano de 2017 ainda irei estar a correr atrás do prejuízo de 2016. Não faço promessas e apenas quando achar que os artigos estão prontos serão lançados. Mesmo que represente uma experiência algo antiga (digamos com 1 ano de atraso, por exemplo) tentarei pôr-vos a par de tudo o que se passou em 2016, incluindo alguns artigos mais recentes também!
E, como é cliché neste tipo de blogs, os fins do ano trazem acoplados tops do que melhor se comeu e não queria ficar de fora deste cliché, aproveitando para vos mostrar algumas das melhores coisas que comi em 2016 e sobre as quais, muito provavelmente, ainda não tive oportunidade de falar!
P.S: Não foi fácil elaborar esta lista (nota-se pela sua extensão que foi um bom ano, não é?) e muita coisa boa ficou de fora, mas tentei reduzi-la ao máximo! Há restaurantes que mereciam menções a mais do que um prato mas decidi apenas incluir o mais marcante para não alongar ainda mais a lista.

Costeleta de Novilho (A Brasa da Bela Vista - Rebelva, Portugal) - Toda a carne na Brasa da Bela Vista é fantástica mas esta costeleta de novilho faz-me delirar!



Tártaro d'O Talho (O Talho - Lisboa, Portugal) - Toda a refeição que fiz n'O Talho foi muito boa mas o destaque tem mesmo que ir para o Tártaro de Kiko Martins.



Ovas de Pescada Fritas (Vela Azul - Cascais, Portugal) - Um restaurante de peixe fantástico onde não consegui resistir às ovas e em nada me arrependi.



Cozido de Carnes Bravas À Ribatejana (A Coudelaria - Samora Correia, Portugal) - A reserva teve de ser feita com 3 meses de antecedência (!!!) mas valeu cada dia de espera!



Cheesecake Volver (Volver de Carne Y Alma - Lumiar, Portugal) - Fui experimentar o menu Smoke Taping (foi há tanto tempo que ele já saiu de cena e também o chef mudou) e acabei por encontrar a melhor sobremesa do ano! Vale a viagem ao restaurante só para comer esta sobremesa.



BaconCheese (Ground Burger - Lisboa, Portugal) - Quando se fala dos melhores hambúrgueres de Lisboa, a resposta para mim é óbvia: Ground Burger!



Barriga de Porco com Mel e Especiarias (B'Entrevinhos - Oeiras, Portugal) - Eu sei, torna-se repetitivo estar sempre a elogiar o B'Entrevinhos mas o que fazer quando estamos perante um restaurante onde tudo é bom? Só que esta barriga de porco...não dá para esquecer!



Gunkan Egg (Tamagoshi Food Fusion - Parede, Portugal) - Também outro restaurante que não me canso de elogiar. Apesar de ter o melhor combinado de fusão que já experimentei (Omakasse Itamae San) este ano finalmente experimentei os Gunkans com ovo de codorniz e são fantásticos!



Teclado Grelhado (Taverna D's Pereiras - Carcavelos, Portugal) - Mais um restaurante onde toda a carne é fantástica mas o molho que eles usam neste teclado faz toda a diferença.



Tomate, Tomate e Tomate (Sociedade - Parede, Portugal) - O restaurante mudou de gerência recentemente mas podem encontrar a alma do que foi a Sociedade, nos últimos anos, no Café Garrett. Um perfeito jogo de equilíbrio entre os diferentes tipos de tomate que parece tão simples mas gera sabores tão complexos.



Okonomiyaki (Miss Jappa - Príncipe Real, Portugal) - A primeira vez que experimentei esta "panqueca" japonesa mas rendi-me a ela à primeira dentada.



Chanquetada (La Nueva Taberna - Sevilha, Espanha) - Uma combinação que pode parecer estranha (peixes pequenos fritos, pimentos e um ovo estrelado) mas que juntos fazem uma "combinação improvável" de bradar aos céus.



Arroz de Tamboril com Camarão (A Tendinha - Mem Martins, Portugal) - Arroz perfeito, tamboril fantástico e o sempre obrigatório fígado a fazerem-me salivar só com a lembrança.



Provola Fumada de Búfala Aquecida com Cogumelos Marinados (Beija-me Burro - Oeiras, Portugal) - O restaurante "Revelação do Ano" para mim! Já fiz 3 visitas mas aquela provola fumada é de outro mundo! E também é possível comprar no restaurante para a comer em casa.



Sardinhas Assadas (Zé Maria - Tavira, Portugal) - Visita obrigatória a cada passagem por Tavira e do melhor que se pode comer, no que se refere a peixe grelhado!



Ostras (Casa da Igreja - Cacela Velha, Portugal) - As melhores (e mais baratas) ostras do país num dos mais simples restaurantes do país! Será verdade? É, mas não contem a muita gente e guardem para vocês este segredo.



Caldo de Bivalves, Coentros e Presa de Porco (Claro - Paço de Arcos, Portugal) - Não sei porque demorei tanto tempo a visitar o Claro, mas o seu encerramento foi uma perda gigante para toda a cena gastronómica nacional. A criatividade de Vitor Claro a surpreender o paladar de uma forma que nunca tinha experimentado! Porco e sardinha no mesmo prato... pensem nisso porque eu não vos consigo descrever o quão fantástico é. Vitor, volta rápido!



Katmer Dondurma (Günaydin Kasap Steak House - Istambul, Turquia) - Estive uma semana na Turquia e comi coisas fantásticas, mas esta sobremesa marcou toda uma viagem!



Mini Burger c/ Ovo Escalfado (Jesus é Goês - Lisboa, Portugal) - Por muito estranho que pareça, este foi o prato mais surpreendente do meu jantar no Jesus é Goês, e tudo o que experimentei era muito bom. Um hambúrguer bitesize que se revela uma explosão de sabores na boca.



Bolinhos de Lombo de Porco Assado (Estoril Mandarim - Estoril, Portugal) - Já existe bom Dim Sum espalhado um pouco por toda a zona da Grande Lisboa, mas no restaurante mais icónico de todos, serve-se o melhor que já experimentei.



Ovas de Pescada Grelhadas (O Arrastão - Alcochete, Portugal) - Outro prato de ovas, mas destas vez grelhadas na perfeição. Toda a montra de peixe do Arrastão é apelativa mas estas ovas revelaram-se simplesmente perfeitas.



Pato Fumado (Arola - Sintra, Portugal) - No ano que Sergi Arola ganha a sua 1ª Estrela Michelin em Portugal, decidi experimentar o seu restaurante de gama média/alta e não saí desiludido. Cozinha de base espanhola, ilustrada na perfeição com estes Croquetes de Pato Fumado.



Francesinha (Pajú - Porto, Portugal) - Existe sempre a vontade de encontrar o "melhor" exemplar de algo, e neste caso acho que encontrei um dos melhores exemplares do que uma francesinha deve ser!



Ufa...Foi longa e só de fazer esta lista fiquei esfomeado! Espero que tenham ficado com ideias para algumas das vossas refeições de 2017!
A todos os que têm tido paciência com a minha inconsistência, um muito obrigado por ainda aí estarem. A todos os que não têm tido essa paciência, obrigado também por aí estarem, e espero conseguir ter-vos cá "nos bons e nos maus momentos".
Um excelente 2017 para todos!

1 comentário :