segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Pereira (Cascais)

Algumas pessoas que não me conhecem, mas sabem que tenho um blog onde mando umas postas de pescada (às quais elegantemente chamei devaneios) sobre restaurantes, podem pensar que só frequento restaurantes da moda, de comida étnica, caros ou gourmet (que traduzem para "caro e passamos fome", pela desvirtualização que a expressão sofreu nos anos mais recentes e que me causa uma certa irritação quando mal usada, mas continuarei a tentar explicar às pessoas que isso é uma ideia completamente errada).
Isto não é inteiramente falso, confesso, mas também anda longe da verdade absoluta. Gosto de equilibrar as experiências, provar coisas novas de espectros variados e, principalmente, experimentar restaurantes novos, sejam eles de que tipo forem, desde que se coma bem! É até mais recorrente, nos dias de hoje, eu ter apetites de boa comida portuguesa. Daqueles restaurantes, que carinhosamente apelidamos tascos, onde nos servimos de generosas porções directamente do tacho de metal, de comida saborosa mas pouco instagramável (tentem tirar uma foto bonita a uma cabidela, feijoada, favas ou coisas do género, desafio-vos!). Disse-o no outro dia no Instagram (aqui - para quem quer saber por onde ando, não vá acontecer outro hiato de escrita, sigam todas as novidades no Instagram) e não me importo de o repetir. Adoro tascos!
Por adorar tascos, a sua comida honesta, o seu serviço familiar e os seus preços (tipicamente) baixos é que considerei o Pereira o sítio ideal para matar este apetite. Decidimos iniciar as hostilidades com uns belíssimos Carapauzinhos Fritos com Açorda, ainda que pudessem ser de dimensões mais criminosas. Ainda assim, fritos o suficiente para se comer da cauda à cabeça, não deixando literalmente nada como amostra. Boa açorda para acompanhar, bem puxada ao alho, mas talvez um pouco líquida demais.


Quando almocei no Prado, estava a comentar com um amigo que trabalha na área o quanto gosto de comida portuguesa de tacho, e como um dos pratos que experimentámos me enchia todas as medidas (falei sobre isso aqui). Ainda hoje salivo só de pensar naquele estufado de Barrosã com Ovo e Creme de Couve-Flor! E era essa comida de tacho que me apetecia e me fez ir até ao Pereira. Mais precisamente o Arroz de Cabidela, do qual já tinha ouvido falar maravilhosamente. E que maravilhoso estava, de facto. 
Dose generosa, com um rácio desequilibrado entre arroz e galinha (para o lado do arroz, e ainda bem!) e aquela gulosice vinagreira que considero essencial em qualquer cabidela. Porquê o facto de gostar da maior existência de arroz face à proteína? Porque sou um viciado em arroz e não me importo nada de encher o prato (pela terceira vez) e só ter aqueles deliciosos bagos, perfeitamente cozinhados e plenos de sabor.


Uma refeição muito boa, que me renova a paixão pela gastronomia portuguesa. Por pratos destes é que continuo convencido que temos a melhor comida do mundo. O que me apaixona é descobrir mais locais, por todo o país, que honrem a gastronomia portuguesa e que a ajudem a divulgar pelo mundo fora.

Pereira
Cascais, Portugal
O Pereira Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 17 de Abril 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário