quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Quitanda (Paço de Arcos)

Sou orgulhosamente nascido e criado em Paço de Arcos, uma freguesia do concelho de Oeiras (sim, aquele do Isaltino!). Fui jogador de andebol do Clube Desportivo de Paço de Arcos, cujo pavilhão se encontra no bairro Jota Pimenta. Clube esse bastante conhecido pelo seu hóquei em patins, patinagem artística e também com alguma tradição na vela e outros desportos navais, existindo inclusive um Centro Náutico para o efeito.
Não, este artigo não é sobre mim, mas é para perceberem que Paço de Arcos (e seus arredores) são uma zona que me orgulho de dominar, principalmente na cena gastronómica. Até que fiquei boqueaberto quando ouvi dizer (no longínquo mês de Janeiro e na Time Out em Maio) que no Centro Náutico de Paço de Arcos, num restaurante chamado Quitanda, se comia algum do melhor peixe (de mar!) grelhado da região de Lisboa e, ainda por cima, a bons preços! Como é que eu nunca tinha ouvido falar disto? Ainda por cima, ao lado do supracitado pavilhão, onde tantos anos joguei, existe também um restaurante chamado Quitanda, cujas lembranças gastronómicas são nulas de tão pouco em conta o tínhamos. 
O espaço não tem nada de especial sem ser a localização. A vista da esplanada tem um gradeamento que quebra um pouco da sua beleza, melhorando um pouco quando subimos ao primeiro piso do restaurante. Pelo caminho, obrigatório mirar a montra de peixe, até porque é assim que a escolha é feita. Não vi qualquer ementa durante todo o período que lá estive, mas também não precisei. Sabia ao que vinha: peixe grelhado.
Antes do peixe, e por uma excelente recomendação do serviço, marchou uma travessa grande de boas Amêijoas à Bulhão Pato. Excelentes bivalves, grandes e carnudos, num guloso molho que fugia à tradicional receita pela adição de mostarda. Sei que a receita original do molho não é assim mas gostei bastante desta adição. Uma breve nota quanto ao serviço, do qual muito mal li, mas apanhei um bom dia, tendo testemunhado um serviço prestável e simpático em toda a refeição.


Mas a pièce de résitance foi o Robalo de Mar Grelhado, escolhido de uma montra invejável. 1,2Kg de peixe fantástico para duas pessoas, e este era dos peixes mais pequenos que lá havia! Do melhor que tenho comido ultimamente, ainda que prefira o peixe grelhado inteiro, em vez de escalado. Com muito esforço, pois um bicho daquele tamanho dava à vontade para três pessoas, não restou lasca de peixe. O Peixe do mar, cujo proprietário do restaurante, o Sr. Manuel, vai pessoalmente a várias lotas comprá-lo, não é um produto propriamente barato mas ainda assim considero que 35€/kg num robalo daquela qualidade é um preço muito justo e que não se encontra em muitos locais.


Continuo sem sentir muita curiosidade pelo Quitanda que se situa próximo do pavilhão, mas este tornou-se um dos meus novos locais favoritos quando quiser bom peixe grelhado e a bons preços!

Quitanda
Paço de Arcos, Portugal
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 17 de Agosto 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário