domingo, 2 de setembro de 2018

Zero Zero (Príncipe Real)

Apesar das várias tendências gastronómicas que se têm verificado nos últimos anos, há um tipo de comida que parece nunca abrandar e todos os anos abrem novos locais especializados nesta especialidade. Estou a falar de pizza!
Apesar de Lisboa já estar bem servida de restaurantes italianos, principalmente pizzarias, a verdade é que continuam a aparecer por todo o lado, seja na sua vertente napolitana (tão em voga nos últimos anos) ou numa mais comum.
A Zero Zero, que deixou de ser apenas um restaurante para se começar a tornar uma séria cadeia de pizzarias (já conta com 3 em Lisboa), é um destes casos recentes. Sim, vou considerar que algo que abriu no final de 2015 é recente. A sua fama, tanto pela qualidade das pizzas como pelo fantástico e deslumbrante pátio exterior, rapidamente se espalhou por blogs e instagrams e tornou-se um verdadeiro sucesso. Destaque também para a mercearia à entrada que permite a compra de várias carnes frias e queijos.
Como na maior parte dos restaurantes de zonas centrais de Lisboa, a minha visita demorou mas finalmente lá aconteceu, num sábado de muito calor, o que nos fez optar pelo A/C interior e não pelo pátio exterior. 
Iniciámos a refeição com um guilty pleasure meu, Arancini. Imaginem risotto, moldado num formato esférico e panado! Tem tudo para ser pecaminosamente bom. Os exemplares experimentados estiveram longe da perfeição, principalmente pelo seu recheio que merecia ter mais sabor. Exterior crocante e um óptimo molho de tomate fizeram com que se tornasse uma entrada bastante decente e compensava um pouco a falta de sabor do recheio.


Como não podia deixar de ser, atacaram-se as especialidades da casa, as pizzas. Falando das pizzas de uma forma geral, e não especificando cada pormenor de cada uma experimentada, estamos perante excelentes pizzas! Bom pão, com o já mencionado molho de tomate, e juntando-lhe mozzarella fior di latte (ou seja, é mozzarela feita com leite de vaca e não de búfala), mas o que brilha aqui são os excelentes toppings (que podemos comprar na mercearia da entrada!).
Combinações de pouco ingredientes mas todos eles com muita qualidade! Seja a Di Graziano, que combina uma ventricina calabrese (quase tipo chourição) picante, queijo taleggio e cebola roxa, ou a Fumè que, como o nome indica, se baseia em produtos fumados como o speck (uma espécie de presunto) e provola fumada. Excelentes ingredientes, que se combinam na perfeição.

Di Graziano
Fumè (crédito da foto para o meu irmão que eu esqueci-me de fotografar a minha própria comida)
Experimentou-se ainda uma Lasagna Portofino, uma versão vegetariana deste clássico italiano, que estava bom, ainda que não conseguisse perceber todos os ingredientes que a compunham.


Essencial no Zero Zero é deixar espaço para as sobremesas! Sim, as pizzas são obrigatórias (e das melhores de Lisboa) mas as sobremesas foram uma verdadeira surpresa.
O extremamente apelativo Millefoglie al Caramello Salato, que é uma verdadeira bomba calórica, servido numa dose que dá bem para dois, mas devido à sua intensidade recomendaria que se partilhasse até por mais pessoas.


Mas fiquei completamente rendido à Mousse di Ricotta com Pêra! Combinação perfeita, numa sobremesa muito menos doce que a anterior (salvo raras excepções, fujo de sobremesas extremamente doces). Excelente também a utilização de sal para aumentar a intensidade de algumas colheradas.


Excelente pizzaria, estando entre as melhores de Lisboa sem sombra de dúvida. Única questão é os elevado preço das pizzas, cuja média está bem acima da média de pizzarias Lisboetas. Acaba por ser algo justificável pela zona e pela qualidade soberba dos ingredientes que lá colocam e que são importados.

Zero Zero
Lisboa, Portugal
Zero Zero - Príncipe Real Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 30 €
Data da Visita: 18 de Agosto 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário