quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Maria Pia (Cascais)

Estão a ver aqueles restaurantes que suscitam curiosidade desde a primeira vez que ouvimos falar mas mas, por um motivo ou por outro, vamos adiando e adiando a visita, até que finalmente lá vamos e a única coisa que não conseguimos perceber é o porquê de não lá ter ido mais cedo?
O Maria Pia foi um destes casos! A sua abertura, em Setembro de 2014, passou-me algo despercebida mas rapidamente se tornou um dos restaurantes mais interessantes de Cascais. A sua localização privilegiada, junto ao Clube Naval de Cascais, proporciona uma vista fantástica ajudada pela componente envidraçada do restaurante. O atendimento é jovem, descontraído e extremamente prestável mas um pouco lento, tendo feito com que o almoço demorasse cerca de 3 horas. Não tínhamos pressa, por isso não nos preocupámos muito com isso e só quando saímos do restaurante reparámos na quantidade de tempo que tinha passado.


A refeição inicia-se com um bom Couvert, com destaque para o excelente pão rústico ainda que o de azeitonas não lhe ficasse muito atrás. Bom azeite com coentros e alho e um trio de manteigas deslumbrante, da mais tradicional à de beterraba.


O Maria Pia assume-se como um Seafood Lounge, mas não estamos perante uma marisqueira tradicional. Uma rápida vista de olhos pela ementa mostra-nos o lógico foco em produtos marítimos, mas sempre em interpretações muito próprias, seja de pratos mais clássicos, ou em pratos mais próximos da cozinha de autor.
Inevitável a presença de um prato de Amêijoas à Bulhão Pato, aqui apelidadas Travessa de Amêijoa com Limão e Coentros, com uns bivalves de boa dimensão, bastante saborosos e banhados num molho que soube estar à altura do desafio. Claro que se mandou vir mais daquele maravilhoso pão para a mesa e não se descansou enquanto houvesse pinga de molho.


O "prémio" para melhor prato da refeição, dono de uma execução perfeita, de ingredientes de fantástica qualidade e de um empratamento que poderia ser capa de uma qualquer revista da especialidade, foi o Atum Braseado com Creme de Aipo e Cenouras. Tudo fazia sentido no prato, inclusive a esferificação de balsâmico!


Do lado oposto do espectro visual do atum, o Risotto Negro de Marisco, que tinha muito pouco de apelativo. Mesmo sendo um risotto com tinta de choco, não era necessário ser tão monocromático. Aposto que as cores naturais das proteínas usadas (que mal se distinguiam no meio do risotto) ficariam bastante bem e ajudariam a dar cor ao prato. Felizmente, a falta de cor não representou falta de sabor, com o risotto a apresentar-se perfeitamente cremoso e de fortes sabores.


Muito bom também o Arroz de Lingueirão com Filetes de Robalo. Poderia ter um maior rácio do bivalve face ao arroz, que se apresentou malandrinho, mas servindo mais como acompanhamento do que como prato principal isto não foi crasso. Excelente fritura nos filetes, que na verdade eram goujons (as coisas que aprendo quando estou a fazer o trabalho de investigação para escrever estes devaneios), a fazer deste um prato bastante seguro e bem executado.


As sobremesas não estão ao nível dos pratos, mas andam muito lá perto, o que já é muito bom. O Chocolate e Morango, uma combinação clássica, é uma excelente escolha para quem se quer perder num bom ganache de chocolate, sem olhar para o lado pecaminosamente guloso da questão, que é atenuado pela presença de alguns pedaços de morango e de um bom gelado do mesmo.


Um pouco melhor, principalmente para quem é tão fã de sabores cítricos como eu, A Laranjeira. Boa torta de laranja, ainda que pudesse estar mais húmida e também mais intensa, a acompanhar com 3 gomos de laranja e um gelado, que acabou por estar aquém dos restantes elementos no prato.


Um restaurante que rapidamente se torna para mim um dos meus favoritos em Cascais. Pratos bem executados, muito bem trabalhados ao nível do sabor e com ingredientes de qualidade irrepreensível!

Maria Pia
Passeio Dona Maria Pia - Clube Naval de Cascais
Cascais, Portugal
Maria Pia - Seafood Lounge Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Facebook
TheFork
Site
Preço Médio: < 40 €
Data da Visita: 13 de Junho 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário