segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Dom Tacho (Campo Pequeno)

Este ano a Comic Con mudou-se para o Passeio Marítimo de Algés, depois de uma estadia de 4 anos na Exponor, em Matosinhos. Ora, como bom nerd que sou, não podia falhar, tal como não falhei ainda nenhuma das Comic Con Portugal! Ir à Comic Con era sempre uma oportunidade para experimentar novos restaurantes (ainda não falei de muitos deles aqui mas deixo-vos um só nome - Esquina do Avesso) e experimentar uma nova francesinha. Com a mudança para Oeiras, bem perto de casa, deixei de sentir tanto a necessidade de ir experimentar novos sítios, pois é algo que já faço regularmente nesta zona!
Ainda assim, senti falta de sair da Comic Con e ir comer uma francesinha (manias, vá-se lá saber porquê). Por isso, no final do terceiro dia, saímos do recinto e fomos experimentar uma das mais afamadas francesinhas da capital. 
A discussão sobre a melhor francesinha é um daqueles tópicos que nunca levará a lado nenhum. Cada um tem uma preferência diferente, consoante os seus próprios gostos, e não existe consenso estejamos nós a falar da melhor francesinha do Porto, Lisboa ou, muito menos, país! Para mim, a melhor que já experimentei no País (e consequentemente do Porto) está no Francesinha Café (aqui) e a de Lisboa encontra-se na Casa das Francesinhas (aqui). Mas existem muitos locais que me faltam conhecer, sendo que um deles era este Dom Tacho, na zona do Campo Pequeno.
Atendimento castiço, com uma simpatia próxima da nortenha, num espaço pequeno e sem grandes notas de destaque. Iniciámos as hostilidades com uns Salgados fraquinhos. Chamuça pequena, com um recheio bastante seco e sem grande sabor. Um pouco melhor o Croquete de Presunto, a tentar inspirar-se em "nuestros hermanos", mas com o recheio pouco guloso (adoro croquetes, mesmo as versões espanholas), pouco cremoso e com pouco sabor a presunto.


Mas a estrela da casa não desiludiu! A Francesinha Especial apresenta-se numa dose que até parece pequena à primeira vista mas revela-se ser mais do que suficiente para uma pessoa de apetite normal. Chega à mesa bem encasacada, com muito e bom queijo, a esconder um ovo bem estrelado, pão torrado e um recheio de bom nível, excepção feita ao bife. Acho, honestamente, que os bifes são os pontos fracos das francesinhas. Exceptuando no Francesinha Café, onde nos servem um bom e alto bife médio-mal, a maior parte dos locais serve um bife fino e excessivamente passado, acabando por se tornar pouco interessante e deixando todo o brilho para a linguiça e a salsicha fresca. Foi o que aconteceu aqui, com a linguiça e a salsicha a terem o seu espaço para brilhar, pois eram de um nível acima da média. Por último, mas o ponto que para mim é o mais relevante, o Dom Tacho tem um excelente molho! Picante qb, mais puxado ao tomate mas não revelando um excesso do mesmo, de cerveja ou de creme de marisco, equilibrando-se bem com o recheio da francesinha e servindo o propósito de acolher e banhar cada batata que nele mergulhávamos. Pena as batatas não serem fantásticas, acabando por cumprir o seu papel mas podendo ser bem melhores.


Finalmente, uma francesinha na zona de Lisboa capaz de rivalizar com a Casa das Francesinhas. Não está ao nível de muitas na invicta mas a verdade é que estamos aqui perante um muito bom exemplar.

Dom Tacho
Lisboa, Portugal
Dom Tacho Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 08 de Setembro 2018

Sem comentários :

Enviar um comentário