quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dom Henrique (Carnide)

Mais uma vez a Zomato proporcionou-me a hipótese de experimentar um restaurante com alguns benefícios, neste caso, 25€ da conta final no Dom Henrique seriam retirados. Se não bastasse os fantásticos Foodie Meetups e as simpáticas e alegres pessoas que lá trabalham e com quem já tive o prazer de estar, ainda dão incentivos destes! Precisam de mais incentivo para escrever algumas reviews por lá? Só não se esqueçam de seguir o Devaneios de um Foodie !
Ao chegar ao Dom Henrique rapidamente as expectativas aumentaram. Um restaurante pequeno no largo de Carnide, com algumas propostas bastante interessantes na ementa como Sopas de Toucinho, Sopa de Tomate com Bacalhau ou Gaspacho com Jaquinzinhos e Presunto, entre outras. Enquanto escolhemos chega à mesa um cesto com bom pão e um Pratinho de Entrada bastante simpático, com alguma qualidade no paio e presunto, mas ainda melhores os dois queijos apresentados.


Para complementar a entrada decidimos arriscar nuns Túbaros de Porco Preto, que nos explicaram virem com ovos mexidos. Aqui vou admitir que possa ter havido um erro de "casting" quanto à escolha do prato, mas ainda assim havia alguns problemas na execução dos elementos mais simples do prato. Nunca tendo provado túbaros antes não tenho muito termo de comparação, não amei o sabor e textura mas também não odiei. O meu maior problema foi com os ovos, que vinham secos e em pouca quantidade, e o forte sabor a alho que me ocupava toda a boca. 


Sou um fã de Cabidela e, como tal, ao ver que era um dos pratos do dia, foi o primeiro prato a ser escolhido. A cabidela é feita na hora, pois aquando o pedido foi-nos perguntado se desejaríamos a cabidela com arroz ou batata, o que indica que mesmo que tenham a preparação avançada, a cabidela em si só é realizada na hora. A generosa dose que chegou à mesa não deixou de desiludir enquanto cabidela. O arroz estava um pouco cozido demais para o meu gosto, mas isso pode passar mais por um gosto pessoal. Mas não nos soube a cabidela. Faltava aquele fantástico molho do sangue avinagrado que aviva os sentidos e nos mete as papilas gustativas a trabalhar. Mas pior que isso foi a integridade da galinha, com vários e muito pequenos bocados de osso partido, fazendo com que a cada garfada estivéssemos a retirar bocados da boca.


Também a Tomatada com Carne de Porco Preto Frita acaba por não convencer. A carne, apesar de saborosa, poderia bem ter um pouco mais de sal e mais tempo a cozinhar para fundir melhor a gordura da carne. A tomatada em si não era nada de especial, mas também não era má, mas comer ovos mexidos com tomate sem ter aquele sabor, aquele umami tão característico do tomate, não deixa grandes recordações nem vontade de repetir. Infelizmente, nem para ovos mexidos com tomate consideraria como um bom prato.


Não estando a apreciar completamente a experiência, não quisemos deixar de experimentar uma sobremesa, esperando que a nossa opinião pudesse melhorar. O Cheesecake de Limão acaba por ser relativamente agradável com uma bolacha saborosa e de boa consistência, a camada intermédia com um bom sabor cítrico apesar de um pouco densa mas com um "topping" desastrado de gelatina sem qualquer sabor. 


Nem tudo foi medíocre nesta refeição. O serviço é simpático e prestável, o vinho da casa era agradável e no final foi-nos oferecido um copo de um bom licor de poejo. A prestabilidade era tanta que tendo a dose de túbaros sido levantada da mesa com cerca de metade por comer, os responsáveis decidiram não a incluir na conta, o que mostra um bom nível de percepção e sensibilidade para com os clientes. Só é pena a comida não estar ao mesmo nível...

Dom Henrique
Carnide, Portugal
Preço Médio: < 30 €

Sem comentários :

Enviar um comentário