terça-feira, 19 de agosto de 2014

E agora para algo (não completamente mas um pouco) diferente...

Não tenho por hábito publicar refeições que tenho dentro de casa, com a única excepção sendo os Ovos Verdes da minha mãe, que apenas publiquei no Facebook. Mas no início de Agosto tive uma experiência um pouco diferente. Não só pela comida em si, como pela oportunidade que tive de ir espreitando (mas não muito) a preparação da refeição.
Antes de mais, convém começar por dizer que a pessoa que cozinhou (e suas ajudantes) não têm uma aprendizagem académica na área da comida, mas que cresceram a ver cozinhar e a ajudar.
Foi espantosa a quantidade de trabalho que vi ser desenvolvida em 2 dias (cerca de 14 horas para preparar uma refeição de mais de 5 pratos para 40 pessoas), com um respeito fantástico pelos produtos comprados e com uma forma de trabalhar que, apesar de não ser perfeita, consegue ser bastante metódica e organizada. E tudo foi feito de raiz (ou pelo menos tudo o que seria possível), desde os diferentes caldos que iriam utilizar (galinha, legumes, marisco, etc), à massa dos raviolis e até ao acto de filetar e desossar as sardinhas para dois tipos de preparações diferentes. Fiquei verdadeiramente impressionado!

Gaspacho
Ceviche
Raviolis de ricota com "salsa americana"
Não vou descrever nem falar de todos os pratos, mas vou destacar um, que me ficou entranhado pela invulgar combinação dos seus ingredientes. Uma torrada/bruschetta com pesto, queijo mozzarella e filete de sardinha avinagrado que estava fantástico, percebendo-se perfeitamente cada ingrediente e com a sua combinação a fazer sentido ao palato.


Para além das fotos que coloquei em cima, comeram-se ainda umas fantásticas bochechas de porco, que se desfaziam na boca, e vários outros pratos dos quais já não fui a tempo de tirar fotos mas que ajudaram a fazer desta refeição algo diferente.

Sem comentários :

Enviar um comentário