terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Hamburgueria T5 (Alcoitão)

Isto das modas tem muito que se lhe diga... Se por acaso ficamos com a possibilidade de comer um hambúrguer razoável em qualquer esquina na Grande Lisboa, também acabamos por nos fartar de ver hamburguerias por todo o lado. Felizmente, ainda não cheguei a este ponto. Continuo a não me importar de ir a um restaurante para comer um hambúrguer. Mas pela quantidade de oferta que existe, é normal que nos tornemos mais exigentes com o que comemos, e acabemos por ficar com menos vontade de andar a experimentar tantas casas.
Esta Hamburgueria T5 destaca-se à partida pela forma como o menu é apresentado. Escolhemos o tipo de carne pretendido (Angus maturada - bons artigos sobre carne maturada aqui, aqui e aqui -  ou Açoriana), o pão (Pão de Hambúrguer, Pão de Malte ou o também já utilizado por praticamente todos os estabelecimentos Bolo do Caco) e depois escolhemos 1 queijo e 2 ingredientes para completar a nossa combinação. Existem já algumas versões pré-definidas mas parece ser para este tipo de escolha que o menu nos puxa. Apesar de termos maior poder de escolha em relação ao que vamos pedir, pessoalmente prefiro quando só existem versões pré-definidas, acabando por demorar muito mais tempo a escolher neste formato.
Fizemos então o nosso pedido e começámos a olhar à volta, tentando aperceber-nos de como era o serviço e tentar fazer uma estimativa de quanto tempo iria demorar. As mesas à nossa volta estiveram bastante tempo de pratos vazios, tentando chamar a atenção de algum empregado que passasse, mas foi difícil tal acontecer. Aliás, todo o serviço durante a nossa refeição foi lento e desorganizado.
Mas, passado algum tempo, lá chegaram os hambúrgueres pedidos. Na variante Hambúrguer Açores, foi pedido o hambúrguer em Pão de Malte com Queijo da Ilha, Cogumelos Fritos e Ovo. Pão interessante e diferente, de bom sabor e tostado, mas com ambas as metades a serem um pouco altas demais. Carne com alguma qualidade mas quase sem tempero e apresentada média quando foi pedida mal-passada. Alguns erros, mas o pior estava nos ingredientes pedidos, ou antes, na falta dos mesmos. Nenhum deles merece destaque pela positiva, apresentando também problemas na falta de tempero, mas o problema era a escassez apresentada. Uma fatia de queijo mal derretida, sem grande sabor, onde nem a casca retiraram, criando um problema na inconsistência com que o queijo derrete, e apenas 3 ou 4 fatias de cogumelos laminados salteados.


Já o Hambúrguer de Angus Maturado foi pedido em Pão de Hambúrguer com Gorgonzola, Tomate Frito e Cebola Caramelizada e também apresentou erros em todos os três aspectos que referi anteriormente. Pão tostado mas desta vez com a parte de baixo a ser fina e, com os sucos libertados, a desfazer-se, não permitindo que comesse o hambúrguer todo à mão. Este é, para mim, um guilty pleasure. Um hambúrguer sabe-me melhor quando comido à mão! Manias...
Nos toppings, escolhidos de forma a tentarem dar ao conjunto toques de salgado (queijo), ácido, umami (tomate) e doce (cebola caramelizada), apenas o queijo se destacou pela positiva. O tomate não era bem frito, mas ensopado em gordura, revelando-se desinteressante, a acompanhar uma cebola também desinteressante e a sofrer do mesmo mal que a carne: falta de tempero! Também a temperatura, à semelhança do hambúrguer de carne açoriana, estava errada.


Safaram-se as batatas, provavelmente a única coisa que estava temperada no prato, apesar de se apresentarem pouco estaladiças, com uma boa maionese a acompanhar.
É complicado querer voltar a um sítio destes, que já ninguém espera que surpreenda, mas pelo menos que tenha uns padrões de qualidade acima da média se se quer destacar. Quando isso não acontece, numa cidade populada por hamburguerias, a T5 torna-se só mais uma. E ninguém quer ir comer "só mais um hambúrguer"! Se é para ir comer, que seja O hambúrguer. E esse onde andará?

Hamburgueria T5
Alcoitão, Portugal
Preço Médio: < 20 €

Sem comentários :

Enviar um comentário