terça-feira, 16 de dezembro de 2014

The Smokery (Oeiras)

Não costumo falar sobre estabelecimentos de food courts, entenda-se bancas de restauração de centros comerciais, porque a maior parte das propostas que existe não tem muita qualidade, é para comer rápido e por uma questão de necessitar de alimento. Mas isso parece estar a mudar...
Há uns tempos experimentei pela primeira vez o Slow, no CC Alegro de Alfragide e do mesmo grupo do H3, e fiquei surpreendido pelo porco desfiado que se apresentava macio e saboroso, ajudado por um simpático molho de barbecue que até poderia estar em maior quantidade, com uns acompanhamentos simpáticos e um bom molho de mostarda e mel, que despejei generosamente em cima das batatas fritas em pequenos cubos. Na altura não tirei foto do prato porque não tenho esse hábito neste tipo de bancas e apenas consegui a seguinte imagem.


A minha ida ao The Smokery, recentemente aberto no CC Oeiras Parque, sofreu do mesmo mal. Tinham-me falado que havia um sítio novo que parecia engraçado e decidi ir experimentar, decidindo-me por umas Hot Wings bem melhores do que eu estava à espera. E isto foi às 15 horas, fora da azáfama da hora do almoço, mas o único aspecto onde se notou isto foi num arroz saboroso mas bastante seco. Já as batatas fritas estavam melhores, com a adição de oregãos e tomilho-limão a fazê-las sobressair. As asas vinham estaladiças, banhadas num Sweet Chili Sauce, com o nível de picante certo para mim, e com o interior húmido, contrariamente às minhas baixas expectativas. Também o tamanho da dose me surpreendeu, visto que o prato vinha cheio com seis asas de frango de bom tamanho. E foi nesta primeira vez que descobri a maionese de manjericão, algo fantástico e que me viciou imediatamente!


Mas desta segunda vez já não me escapou a foto ao prato intocado, tendo desta vez optado pela Sandes de Pá de Porco desfiado. Pão meio adocicado, mas que podia estar torrado, a ser o casulo para um porco desfiado e com um surpreendente sabor fumado. Bom molho BBQ a ajudar o porco a brilhar, sendo usada uma salada com alguns triângulos de maçã para ajudar a cortar a riqueza do porco e do molho. Boa a conjugação, mas surpreendente por poder encontrar algo que me parece mais trabalhado e cuidado, enquanto prato, num centro comercial. Que este seja o sinal de mudança para a ideia que temos de "fast food".


Enquanto comia a minha sandes lembrava-me da melhor refeição que fiz em Londres, num fim de semana que lá passei este ano, numa simples banca de Camden Town, que de simples nada tinha, e onde experimentei um Duck Confit Brioche que ainda hoje me deixa uma lágrima de saudade.
Venham mais propostas destas!

The Smokery
Oeiras, Portugal
Preço Médio: < 10 €

2 comentários :

  1. Provei o duck confit numa banca do borough market.(Suspiro). Sou fã do pulled pork do HRC por isso experimentarei este restaurante com certeza :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alda =)
      Quem me dera que houvesse street food em PT como existe noutros países mas um dia lá chegaremos =)
      Ainda não experimentei o do HRC mas quando lá for de certeza que vou experimentar =)

      Eliminar