domingo, 7 de dezembro de 2014

Snack-Bar Poveiros - Francesinha (Porto)

Sábado passado fui à Comic Con Portugal, realizada na Exponor. Mais do que uma oportunidade para ir ver actores famosos ou autores e ilustradores de banda desenhada famosos, esta é uma experiência que pede para ser terminada comendo uma francesinha no Porto! Mas já lá vamos...
Uma rápida referência à qualidade da comida do evento, que vai de fraco a horrível. Tenho a ligeira impressão que numa ou outra banca vi hambúrgueres com pior aspecto do que aqueles que se vendem nas estações de serviço. Opção menos má, um Pans & Company ou um restaurante self-service, ambos com filas de cerca de 100 pessoas. Muito espaço mal aproveitado que poderia ser utilizado para criar um mini food court com mais e melhores opções do que as existentes na Exponor. Cada vez há melhor street food e até os festivais de Verão começam a procurar soluções com mais qualidade para os seus recintos, porque não adoptar o mesmo pensamento para um evento que recebeu milhares de pessoas (a perspectiva seria as 20 mil pessoas mas penso que terá superado) nos seus 3 dias?


Mas finda a experiência geek de ir a uma Comic Con, chegou o tempo de ir comer uma Francesinha antes de nos pormos a caminho de regresso a Lisboa. Da Exponor ao Bufete Fase é um instante, mas chegar lá e encontrar o Bufete Fase fechado a um sábado à noite? Que frustração!! Queria mesmo uma francesinha do Bufete! 
Próxima alternativa? Vamos até ao Café Santiago! Cheio e com pelo menos 30 pessoas fora do estabelecimento à espera e um tempo estimado de pelo menos 1 hora... Passei algum tempo do meu dia em filas, estava cheio de fome e a temperatura ambiente não ajuda. E agora? Não nos apetecia voltar a pegar no carro portanto teria que ser algo ali perto. Mas (ainda) não dá para "zomatizar" no Porto, e lá descobrimos uma pizzaria a 20 ou 30 metros no Foodspotting, apesar da vontade ainda bater pela Francesinha.
Felizmente existem sítios com aspecto de pastelaria que colocam fotos de francesinhas à porta para indicar que a servem, e mesmo antes da Pizzeria S. Martino, decidimos entrar na Confeitaria/Snack-Bar Poveiros e arriscar numa francesinha que acabou por se revelar bastante decente! Pão torrado demais a dar um ligeiro travo a fumo e queimado à francesinha, mas bom molho, com um picante bastante suave, apenas pecando pelo sabor ligeiramente mais predominante da cerveja, mas a não prejudicar em demasia o conjunto. Carne saborosa, boa salsicha, fiambre, queijo e um ovo estrelado encheram as medidas a um duo esfomeado. Batatas caseiras pouco fritas, a necessitar claramente de uma segunda fritura ou, pelo menos, mais tempo na fritadeira, mas servidas numa travessa bastante generosa.
Não foi um Bufete Fase, não foi desta que experimentei o Café Santiago, mas satisfez-me mais que muitas francesinhas na zona de Lisboa. Das experimentadas em Lisboa, apenas a da Casa das Francesinhas fica acima desta francesinha.

Snack-Bar Poveiros
Preço Médio: < 10 €

Sem comentários :

Enviar um comentário