quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Pizzas Por Acaso (Estoril)

Recebi, no passado mês de Outubro, mais um dos fantásticos convites que a Zomato me envia e me dão oportunidade de conhecer novos restaurantes, neste caso o restaurante aberto em Setembro, Pizzas Por Acaso. Já tinha ouvido falar bastante bem sobre as pizzas do mesmo e por isso veio mesmo a calhar este convite. Durante todo este post, vou tentar não fazer qualquer trocadilho com o nome do restaurante, como todas as restantes críticas que podemos por aí encontrar.
Ementa algo extensa e com algumas propostas interessantes nas entradas, acabámos por nos decidir por uma Bruschetta Caramelizada. Bons ingredientes, apesar do rácio de presunto ser maior quando comparado com os restantes, acabando por ter um sabor muito mais predominante que os cogumelos salteados e a cebola caramelizada. Ainda assim, uma boa combinação, que funciona bem.


E, para algo completamente obrigatório, têm que pedir o Scamorza Fumado! Isto porque assumo que todos têm uma paixão incontrolável por queijo derretido... Acompanhado por pequenos cubos de pão semi-torrado, podemos quase simular que estamos a comer um fondue de queijo mergulhando o pão no queijo e deliciando-nos com esta simples e fantástica entrada. Boas notas de fumo no Scamorza (um queijo parecido com o Mozzarella) que tornam tudo ainda mais interessante. Já tinha provado Scamorza no Casanova e continuo um fã deste queijo.


Quando acabámos as entradas, foi-nos perguntado se desejávamos mais alguma coisa. Então, mas não pedimos pratos principais? Parece que não, pois o pedido das entradas foi recolhido enquanto escolhíamos os pratos principais, e não nos recolheram o pedido dos mesmos. Mas, sendo sincero, também nós não nos lembrámos mais dessa questão. Divido a culpa entre nós e um serviço que variou toda a noite entre a inexperiência do rapaz que nos atendeu e a atenção mais cuidada e experiente da rapariga que partilhou com ele a tarefa de atender a nossa mesa, que era a única ocupada em todo o restaurante.
Lá conseguimos então pedir as nossas pizzas, pois numa primeira visita a um restaurante com este nome as pizzas seriam sempre o pedido lógico. Como as pizzas eram para dividir, vieram já cortadas a meio no prato, algo atencioso por parte do serviço. Mas as pizzas, aquele que deveria ser o cartão de visita de um restaurante chamado Pizzas Por Acaso, deixaram alguns sentimentos contraditórios. Comecemos pela parte má.


Fraca Pizza Bufala, ainda que composta de bons ingredientes (Tomate, Mozzarella de Bufala, Manjericão, Azeite e "supostamente" Tomilho mas este não deu qualquer ar de sua graça), com a massa a ser realmente crocante (como prometido na ementa) mas a falta de um molho de tomate ou de queijo derretido a tornar a pizza um pouco aborrecida. Para além disso, uma das partes na massa estava queimada o que não ajudou.


Muito melhor, mas quase numa dimensão à parte, a Pizza 5 Queijos. Normalmente vemos nas ementas das pizzarias as pizzas com 4, mas por acaso aqui decidiram incluir mais um queijo, e como me estava a sentir particularmente guloso não resisti a pedir esta pizza. Boa combinação e balanço dos 5 queijos (Mozzarella, Gorgonzola, Parmesão, Ricotta e Scamorza), onde conseguimos quase identificar individualmente cada um, com o ricotta a ser o menos predominante. 33 centímetros de pura gulosice.


Até aqui tudo bem, mas a desilusão da noite estava guardada para o fim. Para sobremesa, pedi a Bolacha de Citrinos, um doce com uma base de suspiro, doce de citrinos, uma bola de gelado de limão, bolacha maria e hortelã. Pareceu-me interessante mas o resultado final foi bastante mau. Quando a sobremesa chegou à mesa informaram-me que não havia gelado de limão e por isso tinham tomado a liberdade de substituir por gelado de chocolate. Gosto do suspiro quando está totalmente estaladiço e este estava um pouco pastoso, sem sabor e a colar-se ao dentes. O lemon curd era saboroso, o gelado de chocolate (quando provado sozinho) era bom e cremoso, mas quando se juntava tudo pura e simplesmente não funcionava. Não era bom.


Ainda que, de forma geral, tenha ficado agradado com a qualidade da comida servida, não fiquei totalmente convencido quanto ao Pizzas Por Acaso, e quero lá voltar para experimentar o rodízio de pizzas que servem durante o almoço, aos dias de semana, ou então para experimentar algo que não as pizzas. 

Pizzas Por Acaso
Estoril, Portugal
Preço Médio: < 20 €

Sem comentários :

Enviar um comentário