domingo, 5 de fevereiro de 2017

A Curva (Caxias)

Há restaurantes que não tenho bem noção qual o primeiro contacto que tive com eles. Surgiram nalgum momento que não me recordo, cativaram e entraram na minha lista como referência a visitar. De vez em quando acabam por cair no esquecimento e ficam perdidos numa infinidade de referências gastronómicas em Portugal, mas A Curva foi-me sempre ficando na memória como algo a visitar brevemente, pelo tipo de comida, proximidade a casa e preços praticados. 
De fora, é um restaurante que passa completamente despercebido. Já tinha passado naquela rua várias vezes e nunca me tinha apercebido que existia ali algo interessante. Até entrar esperava encontrar um tasco com balcão de metal, copos de três e outros clichés tasqueiros afins. Mas enganei-me e ao passar a porta entro numa casa bonita, bem iluminada e com engraçados toques decorativos a puxar a temática alentejana que caracteriza este restaurante.
As hostilidades nem começam muito bem com o pão, para mim um dos grandes representantes da cultura gastronómica alentejana, a ser de qualidade mediana, tal como os torresmos que apesar do bom sabor, faltava-lhes a textura estaladiça que aprecio.
Já a Salada de Ovas foi servida numa dose generosa e de bom tempero, numa versão mais aproximada ao escabeche do que a tradicional salada de ovas.


Como bom restaurante alentejano, as doses são realmente bem servidas, como é prova a dose (para 2) de Migas Alentejanas com Espargos, Entrecosto Frito e Enchidos, que deu para duas pessoas jantarem e ainda trouxe para o meu almoço do dia seguinte. Excelentes migas e excelentes enchidos, só a carne não era fantástica ainda que fosse bastante boa, mas estava um pouco seca. 


Já cheios e a abarrotar, mas a precisar de algum aconchego doceiro, aceitámos a sugestão do Bolo Conde de Alcáçova, uma sobremesa menos doce que as restantes opções (que andam à volta de Encharcada, Pão de Rala e outros nomes típicos das fantástica sobremesas conventuais alentejanas). Boa crosta e um recheio de bolo bem equilibrado e integrando doce de chila e amêndoa.


Um bom restaurante e uma agradável descoberta em Caxias, com comida agradável e a bons preços.

A Curva
Caxias, Portugal
A Curva Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
Preço Médio: < 20 €
Data da Visita: 26 de Janeiro 2017

Sem comentários :

Enviar um comentário