sexta-feira, 21 de março de 2014

A Ciência da Gastronomia - Semana 1 - "Energy Transfer" e "Hunger and Satiety" (Parte 2)

Assignment 2- Taste map

1 - Amargo; 2 - Azedo; 3 - Salgado; 4 - Doce
Esta segunda experiência tem o propósito de melhor entendermos a forma como a nossa língua identifica os diferentes sabores podendo assim criar um mapa da mesma. Para tal, criei 4 soluções com diferentes componentes (sal / salgado, açúcar / doce, vinagre / azedo e cacau em pó / amargo), e tive que tentar identificar as 4 soluções em cada uma das posições da língua (iguais às da imagem) e qual a intensidade que sentia desse componente. Tive que pedir ajuda a uma segunda pessoa, que molhava cotonetes nas soluções, sem que eu soubesse a qual solução correspondia, e as colocava no ponto pedido para que assim eu pudesse construir o meu mapa sensorial da língua.
Já uma vez me fizeram um teste surpresa ao palato e apesar de não me ter portado mal (long story short, primeira colher eram uvas e disse pêssego em calda e na última colher eram mirtilos e eu disse groselhas), sei que não tenho um palato treinado e apurado para coisas mais subtis.



Mas nunca tinha realizado um exercício destes, que me fizesse aperceber em que pontos específicos sinto estes quatro sabores básicos (faltaria apenas o umami), e os resultados também não foram brilhantes. Comecei por identificar mal o sabor do cacau no ponto 1, facilmente apercebendo-me nos restantes pontos que era na verdade o açúcar que devia ter identificado. Ainda assim, e fazendo uma avaliação da intensidade sentida entre 1 e 4, sendo 1 o valor mais baixo e 4 o valor mais alto, não consegui sentir com muita intensidade o açúcar, sendo que a maior intensidade sentida foi na ponta da língua (que avaliei com intensidade 3), correspondendo ao que seria esperado a nível de mapa na língua.
Facilmente me apercebi do erro cometido, quando na segunda solução, seguindo sempre a ordem do ponto 1 até ao ponto 4, sinto claramente o amargo do cacau e estupidificando-me perante o erro cometido previamente. Esta intensidade foi baixando (como esperado) ao longo da língua, sendo que na ponta sentia tanto de cacau, como de açúcar no ponto 1, ou seja, nada!
Como terceira solução, adivinhei correctamente que se tratava da água salina, apesar de ser muito fraco o que senti no ponto 1. Mais uma prova do quanto o meu palato é fraco, é que no ponto 2 senti uma intensidade que classifiquei como 3, voltando depois a diminuir nos pontos 3 e 4, ao contrário do que seria de esperar, que era o máximo de intensidade no ponto 3.
Para último, e como já se aperceberam por exclusão de partes, ficou a solução com vinagre. Mais uma vez consegui perceber que solução era, mas o seu mapeamento na minha língua é totalmente ao contrário, tendo sentido o máximo de intensidade no ponto 4, quando realmente a devia ter sentido no ponto 2, onde apenas classifiquei a intensidade experimentada como 2.
O almoço seguinte à experiência foi de certa forma engraçado, tentando mentalmente perceber que ingredientes me despertavam que pontos da língua, tendo sido o mais surpreendente quando, ao beber limonada, me apercebi que sentia os seus ácidos (na experiência, o vinagre poderia ter sido substituído por sumo de limão) nas partes laterais da língua!
É facto científico que a nossa língua tem papilas gustativas específicas para cada sabor e este é o teste mais comum para as identificarmos e relacionarmos a sua localização com o respectivo gosto, mas faz-me crer que esta sensibilidade também se possa deteriorar (por factores como queimaduras, álcool, etc) ou até mesmo "treinar" (artigo interessante sobre isso aqui).

Sem comentários :

Enviar um comentário