segunda-feira, 10 de março de 2014

Get Jiro - banda desenhada escrita por Anthony Bourdain



Parece que não me canso de falar sobre Anthony Bourdain... Mas sou um fã do ex-chef e apresentador de TV, e não consigo resistir aos seus livros. Bourdain tem uma forma muito característica de contar histórias, tanto baseadas em factos verídicos ("Cozinha Confidencial"), como em ficção ("Um Osso na Garganta") e estava curioso sobre a sua habilidade para transpor este humor e boa disposição, juntamente com o respeito pela comida, para uma banda desenhada.
E a verdade é que a BD parece representar na totalidade aquilo que Bourdain é e sente em relação à comida, às suas tradições e às novas modas. Comecemos pela personagem principal, Jiro, que parece uma mistura entre Bourdain e Jiro Ono (dono do restaurante Sukiyabashi Jiro, que teve o documentário "Jiro Dreams of Sushi" a contar a sua história). Num mundo virado para a gastronomia e numa Los Angeles dominada por dois chefs, Jiro é um "itamae" fiel às tradições japonesas de sushi, que arde de fúria quando vê clientes a mergulhar os seus perfeitos nigiris no molho de soja com o arroz virado para baixo, e os decapita quando lhe pedem um California Roll.


Bourdain representa perfeitamente aquilo que ele acredita serem as várias tendências gastronómicas e consegue dar o seu parecer quanto às mesmas (até pelo próprio desfecho da história)! Os dois chefs rivais são de "campos gastronómicos" opostos. Se um deles é um chef com uma base culinária assente nas técnicas tradicionais francesas e em produtos de topo, sem que se importe como os obtém, a sua rival é uma chef vegetariana que quer a toda a força apoiar os produtos locais e sazonais. Mas não são só estas vertentes que estão retratadas. Existe também um vendedor de street food mexicana, o dono de um pequeno bistro que usa os produtos menosprezados e lhes confere sabor, usando da simplicidade culinária para deslumbrar Jiro, e mais algumas personagens pequenas que conferem (apesar do claro sarcasmo e hipérbole usados nestas representações) autenticidade e proximidade à realidade gastronómica neste mundo de ficção.
Em cada um dos personagens que vão aparecendo, Bourdain rapidamente dá a entender o que pensa deles pela forma como a personagem está caracterizada e pelas acções que toma.
Não sendo capaz de avaliar com justiça a componente gráfica desta BD, aquilo que se destaca claramente são as expressões faciais que o artista consegue mostrar e que ajudam o leitor a melhor perceber os sentimentos das personagens.
Resumindo, é uma leitura bastante agradável, rápida e se, como eu, forem fãs de Bourdain, irão encontrar bastantes semelhanças entre as ideias transmitidas nesta BD e os seus discursos ao longo dos seus diversos programas (A Cook's Tour, No Reservations, The Layover, Parts Unknown e The Taste).

Sem comentários :

Enviar um comentário