quinta-feira, 6 de março de 2014

The Savoy Grill - Beef Wellington

Recentemente, tive a fantástica oportunidade de ir a Londres pela primeira vez, e com uma mesa marcada para jantar no The Savoy Grill, um dos restaurantes londrinos de Gordon Ramsay. Este restaurante pertence a um dos hóteis mais intimidantes da cidade, e isto é algo que sobressai assim que passamos a porta, com a baixa luminosidade da sala e a forma formal como tudo se passa.
Mas o importante, para mim, é sempre a qualidade da comida, e estando a jantar num restaurante do chef mais mediático do mundo, o prato obrigatório teria que ser sempre o Beef Wellington, uma das imagens de marca de Ramsay.


A verdade é que apesar de ser um prato muito bom, estava alguns pontos abaixo daquilo que esperava ser. No menu, o prato é apresentado como um Bife Wellington clássico, mas eu estava à espera que a versão apresentada fosse aquilo que Gordon Ramsay tanto "vende" no seu Hell's Kitchen (e cuja receita está no vídeo abaixo). Mas vou falar daquilo que comi e não daquilo que esperava ter comido.
Sabendo o que é a versão clássico do Wellington, aquilo que nos é apresentado é exactamente o que é pedido. Um bom naco de lombo (com o ponto de carne como pedido, mal-passado!), envolto numa mistura de cogumelos picados e patê (não me consegui aperceber de que seria este patê), que ajudava a conferir alguma cremosidade aos cogumelos, sendo tudo envolto numa massa folhada. É um muito bom prato, bem confeccionado mas esperava poder dizer que este tinha sido a melhor coisa que comi em Londres... e não foi!




The Savoy Grill
Savoy Hotel, Strand
Londres, Inglaterra
Site
Facebook
Preço Médio: < 80 £

4 comentários :

  1. Engraçado a coincidência. Fui no mesmo restaurante na véspera do Valentine's Day de 2014 e pedi exatamente o mesmo prato. O recheio entre a massa folhada e a carne é cogumelo picado, horseradish ( mostarda de dijon ) com molho de vinho tinto. Achei o preço justo e a comida compatíveis com o tipo de prato executivo. Se quiser provar a alta gastronomia, vá no Gordon Ramsay em Chelsea, lá sim, faz jus às 3 estrelas Michelin que possui.
    Att'

    Alethéia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, obrigado pelo comentário Aletheia =)
      O Gordon Ramsay em Chelsea ficará para uma próxima vez, mas é sem dúvida um dos restaurantes que espero vir a experimentar em Inglaterra, a par do The Fat Duck!
      Estando habituado a restaurantes em gamas de preço mais baixas, acho que 70£ (cerca de 83€) por um prato para duas pessoas em que é necessário pedir os acompanhamentos à parte pode ser um pouco excessivo (visto que as doses dos acompanhamentos também não são muito grandes), mas aceito perfeitamente para o prato e restaurante que é. Mas penso que tinha as expectativas um pouco altas demais, para toda a perfeição que Ramsay gosta de transmitir, e estava à espera que fosse realmente algo de extraordinário para justificar tanta fama =)

      Eliminar
  2. É verdade Luis. Os acompanhamentos foram à parte. Acho que se tivesse tudo incluso pelo valor de 70£ deixaria o valor mais justo. Sem contar a super valorizada libra esterlina que deixa o real no chinelo! rsrs Achei o prato gostoso, mas revendo a receita do Gordon, percebi que faltou alguns ingredientes, o presunto parma por exemplo! A propósito, você sabe o nome daquela erva que veio junto com o prato? Achei uma delícia, mas não faço a mínima ideia do que seja! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 70£ por tudo seria mais justo sim! A receita que está no vídeo (e que é aquela pela qual ele é famoso no programa Hell's Kitchen) parece-me uma receita um pouco diferente da que é servida no Savoy Grill, e pelo que consegui perceber após um pouco de pesquisa, a receita do Savoy segue mais a receita tradicional, daí a falta do presunto, entre outros ingredientes!
      Quanto às folhas, não as soube identificar e não te consigo ajudar =|

      Eliminar