segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Faustino (Oeiras)

Um dos lugares mais confortáveis e seguros para uma refeição despretensiosa, seja em família, com amigos ou até para um calmo jantar a dois. É um restaurante que frequento com alguma regularidade e já tive a oportunidade de provar vários dos seus pratos, sendo que grande parte deles tem uma qualidade acima da média!
Visto O Faustino ser uma marisqueira, é perfeitamente normal que o grande destaque vá para os pratos com produtos marítimos, mas também os pratos de carne têm uma qualidade acima da média. Por exemplo, o Naco de Javali Grelhado no Espeto com Bacon traz uns bons medalhões envoltos num bacon quase chamuscado da grelha, que aprofunda o sabor a churrasco do prato.


Mas, como disse anteriormente, o verdadeiro destaque tem que ir para os pratos do mar! A aposta mais segura são os Filetes, sempre bem fritos e saborosos, que acompanham com um arroz verdadeiramente malandrinho.


Os especiais do dia são também uma boa opção e foi nesta secção da ementa que encontrei dois dos melhores pratos que lá comi. Primeiro uma Cataplana de Polvo com Batata Doce com o polvo a chegar à mesa digno de se comer à colher de tão macio. Um bom caldo e muita cebola completam este prato, sendo uma óptima conjugação de sabores em cada dentada.


Caso esteja na ementa (e sejam fãs) as Ovas de Pescada Fritas são obrigatórias! Com a perfeita combinação entre o crocante do frito e a textura subtil da ova, o prato vem com pedaços de dimensão ideal para serem comidos à mão. Mas contenham-se pois, caso contrário, torna-se extremamente viciante alternar entre cada bocado de ova frita e uma garfada no arroz que acompanha, que tal como o dos filetes vem malandrinho e é muito bom!


Tive ainda a oportunidade de provar, numa última visita, as Lapas à Madeirense e a Sopa Rica de Peixe. As lapas um pouco rijas mas saborosas, cumprindo o seu papel de abrir o apetite para uma boa sopa, com um caldo saboroso, ainda que um pouco atomatado demais, e bem recheada de peixe, camarão, amêijoa e massa.



Um bom restaurante para várias ocasiões, especialmente se formos com um grupo onde uns preferem peixe, outros carne. Facilmente todos sairão do Faustino satisfeitos e a querer voltar!

O Faustino
Oeiras, Portugal
Preço Médio: < 30 €

2 comentários :

  1. Que imagens apetitosas...já comia!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Boa recomendação de quando for para essas zonas!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar