quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Tamagoshi Food Fusion (Parede)

A definição que temos de "sushi de fusão" vai mudando consoante os restaurantes que vamos conhecendo. Se ao início ficamos fascinados pelo uso de morangos, manga e queijo creme, esta noção rapidamente se torna aborrecida. Começamos aí a definir as nossas preferências, acabando por pender para um lado mais tradicionalista, onde impera a simplicidade das peças mas somos mais implacáveis com a sua execução, ou para para um lado mais "ocidentalizado" onde nos interessam as peças de fusão e o seu grau de originalidade.
Confesso não ter uma preferência bem definida (como acredito que muitos não tenham), mas não fiquei indiferente às boas críticas que foram surgindo sobre um japonês, com nome de brinquedo virtual dos anos 90, onde a fusão era realmente bem concretizada e inovadora.
Quem por lá passa, mesmo que repare no toldo com o nome, duvido que se aperceba da qualidade que se esconde por trás de um nome que afugenta mais do que atrai. Cheguei a falar neste restaurante a outros apreciadores de sushi, mas surgiu sempre um ar céptico seguido de um franzir de sobrolho como resposta ao nome. Mas nada como entrar e experimentar.
Um rápido olhar pela ementa faz-nos aperceber de que existem algumas peças com ingredientes inovadores, como ovo de codorniz ou couve. Sendo a primeira visita ao Tamagoshi, o desejo era experimenta uma maior variedade de peças de criação do sushiman (ou itamae) e acabámos por pedir o combinado de 50 peças especiais, Omakasse Itamae San. (Omakasse é a maneira japonesa de dizer que deixamos a escolha dos pratos ao critério do chef)


14 variedades diferentes (7 uramakis, 3 gunkans e 4 sashimis) todos de execução exemplar. É difícil falar sobre todas as peças, pois nem sempre consegui identificar todos os elementos que as compunham. Algumas nem parecem existir na carta do restaurante, tornando esta identificação mais complicada. Mas falarei brevemente sobre algumas das peças mais marcantes.
4 variedades diferentes de sashimi, estando o sempre presente salmão acompanhado por charuteiro e por duas variedade de atum, akami e chūtoro (uma zona do atum mais próxima da barriga). Tudo fantástico na frescura e qualidade do corte, com particular destaque para o chūtoro que se desfazia na boca.

Foto retirada daqui
Gunkans também eles excepcionais. Uma das variedades apresentando-se com um molho de ervas no topo que primava por não ofuscar a qualidade do peixe, mas dando-lhe uma sensação mais próximo a "casa". Mas verdadeiramente surpreendente era o gunkan com pepino à volta e o que parecia ser uma pasta de ovas em cima, que me levou para recordações de saladas de ovas devido à complexidade de sabores que me assolava o palato. 

Foto retirada daqui
Nos uramakis, apesar de haver algumas peças muito boas mas menos surpreendentes, outras se destacaram pela originalidade e qualidade com que estavam executadas. Apesar de não ser um fã do uso de componentes muito doces no sushi, pois acaba por tornar toda a peça um conjunto enjoativo, a combinação de goiabada, queijo filadélfia, sésamo e cebola frita estava balanceada na perfeição, com a cebola a ajudar a cortar a doçura dos restantes componentes.
Muito bom o uso da massa descrita na ementa como folha de Harukami (basicamente, a massa usada para o que conhecemos como "crepes chineses"), com a textura crocante da massa a destacar-se, sendo bem acompanhada de salmão, maionese e cebolinho. Apenas desejaria que tivesse sido usada a pele do salmão grelhada para rechear o maki, pois é uma componente mais rica e isso poderia tornar a peça ainda melhor.
E, deixando o melhor para o fim, o uramaki Hakusai (uma variedade de couve japonesa)! Usar a folha da couve para substituir a alga é original e utilizar como topping flocos de milho tostados (Fritos) não só adiciona profundidade de sabor e textura como nos invoca memórias de sabores bem nossos conhecidos.

Para mim, foi uma refeição que exemplificou (quase) na perfeição o que de melhor a comida de fusão pode ter. A conjunção de ingredientes e técnicas de cozinhas diferentes, que acabam por se juntar em combinações improváveis (desculpe o roubo de expressão chef Avillez!), que nos deixam aquela sensação com que ficamos depois de uma refeição que fez transbordar as nossas medidas e superar expectativas.

Tamagoshi Food Fusion
Parede, Portugal
Preço Médio: < 40 €

Sem comentários :

Enviar um comentário